TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Oleo De Lorenzo

Dissertações: O Oleo De Lorenzo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/7/2014  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  3.807 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI - UFPI

CAMPUS SENADOR HELVIDIO NUNES DE BARROS – CSHNB – PICOS-PI

DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA

PROFESSOR: IVONE FREIRES DE OLIVEIRA COSTA NUNES

ALUNO: PAULO ROBERTO MORAIS BARROS FILHO

AP – Filme “O óleo de Lorenzo”

1° Existem fatos que caracterizam o conhecimento de Senso Comum? Em caso positivo, comente o trecho em que esse tipo de conhecimento pode ser observado.

O senso comum foi mostrado em alguns trechos do filme para estudo “O óleo de Lorenzo”, mas onde ele tornou-se mais explicito, foi no momento onde toda comunidade médica e familiar não acreditavam mais na recuperação de Lorenzo ou até mesmo uma forma de reduzir os níveis de carbono C24 e C26 nas cadeias longas de carbonos. Onde todos diziam que não era possível encontrar uma cura, e isso colocava dúvida até na esperança da família.

2° O conhecimento religioso pode ser identificado nesse filme? Em caso positivo, dê exemplos de trechos representativos.

No inicio evidencia-se que a família de Lorenzo possui uma religiosidade e que como costume levava também os ensinamentos para ele. Familiares maternos de Lorenzo querem ajudar de alguma forma, inclusive querendo levar um padre para a casa de Lorenzo, solicitação essa negada pela mãe de Lorenzo.

Lorenzo também se mostra religioso, quando está com seus pais e eles pedem a ajuda de São Lorenzo, santo padroeiro, que segundo eles vai ajudar a ficar bom da doença que o atinge.

Outro momento evidente é quando Almori, amigo de Lorenzo na infância, chega aos Estados Unidos e utiliza sua crença e “poder religioso” para ajudar na cura de Lorenzo.

3° Quando o conhecimento científico passa a ter forte participação no processo de luta pela cura no filme? Escolha uma cena que este tipo de conhecimento se manifesta.

Os pais de Lorenzo passam a pesquisar sobre a doença, começam a estudar Biologia, Bioquímica, a Genética, a Neurologia, tudo relacionado à doença, na esperança de encontrar uma cura, já que o corpo de médicos parecia conformado com a situação, com nisso eles adquirem conhecimento para definir estratégias para encontrar a cura para Lorenzo.

O pai de Lorenzo encontra o motivo para que os níveis de carbonos não estivessem diminuindo, com isso vai atrás de todo material necessário e consegue ter mérito, com ajuda de fábricas e outros cientistas, mesmo esses cientistas sendo fora da área de saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com