TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA GESTÃO EMPRESARIAL SOCIALMENTE RESPONSÁVEL PARA UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL

Casos: O PAPEL DA GESTÃO EMPRESARIAL SOCIALMENTE RESPONSÁVEL PARA UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  1.275 Palavras (6 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 6

O PAPEL DA GESTÃO EMPRESARIAL SOCIALMENTE RESPONSÁVEL PARA UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL

Introdução

Estamos vivendo um boom na economia brasileira, consumo elevado, aumentos recordes de produção, recordes nos lucros da empresas, aceleração econômica. Com este cenário, as empresas estão sofrendo pressões no sentido de não crescerem sem se esquecerem das questões sócios-ambientais sustentáveis, com visão não só para o produto/ mercado, mas também para as responsabilidades sócios-ambientais. Este trabalho tem como objetivo de identificar na empresa Itaú S/A o conceito de sustentabilidade e a aplicação deste nos meios econômico, social e ambiental.

O surgimento do Banco Itaú S/A são duas histórias que se tornaram uma: a história do banco da família Vilela e a do banco da família Setúbal. Ou até três histórias, pois, a fusão com o banco da família Moreira Sales, o Unibanco, em 2008, catapultou finalmente o Itaú para uma posição acima de seus rivais históricos: o Bradesco e o Banco do Brasil.

A história do banco começou em 30 de dezembro de 1943, quando Alfredo Egydio de Sousa Aranha fundou, na cidade de São Paulo, o Banco Central de Crédito, já a outra parte da história, a primeira agência do Banco Itaú América, foi aberta no mesmo ano na cidade de Itaú de Minas, em Minas Gerais. Lembrando que eram bancos distintos.

Os anos 1960 e 1970 foram marcados por diversas incorporações, fusões e aquisições, a primeira aquisição foi a do Banco Paulista de Comércio, em 1961. Houve a fusão com os bancos "União de Crédito" e, por fim, o "Itaú América", que acabou por gerar o nome usado até hoje: "Banco Itaú". Em 1974, foi criada a Itaúsa - Investimentos Itaú, holding que detém controle acionário do banco e de outras empresas.

Nos anos 2000 em linha com a estratégia de expansão do crédito, o Itaú reforçou sua atuação na área de crédito ao consumidor por meio de várias iniciativas, entre as quais está a Financeira Itaú CDB (FIC).

Em 2008, a fusão das operações financeiras entre o banco Itaú e o Unibanco, levou a empresa à posição da maior instituição bancária do Brasil e o maior conglomerado financeiro do hemisfério sul. A fusão da Itaú Holding Financeira S.A. (controlada pela Itaúsa) com a Unibanco Holdings S.A. resultou na Itaú Unibanco Holding S.A.

Embasamento conceitual

Conforme se pode verificar, na maioria dos estudos sobre sustentabilidade é correto dizer que é composto de três dimensões que se relacionam: econômica, ambiental e social. Essas dimensões são também conhecidas como tripple bottom line.

O objetivo principal em analisar a relação entre sustentabilidade e inovação, é de estabelecer vínculos as organizações de como as mesmas iram se portar no enorme campo da sustentabilidade e suas dimensões: Econômica, Social e ambiental.

A dimensão econômica inclui não só a economia formal, mas também as atividades

informais que provêem serviços para os indivíduos e grupos e aumentam, assim, a renda monetária e o padrão de vida dos indivíduos (ALMEIDA, 2002). A dimensão social consiste no aspecto social relacionado às qualidades dos seres humanos, como suas habilidades, dedicação e experiências, abrangendo tanto o ambiente interno da empresa quanto o externo (ALMEIDA, 2002). A dimensão ambiental ou ecológica estimula empresas a considerarem o impacto de suas atividades sobre o meio ambiente, na forma de utilização dos recursos naturais, e contribui para a integração da administração ambiental na rotina de trabalho (ALMEIDA, 2002).

O que é sustentabilidade para o Banco Itaú?

Com base no relatório de Brundtland – Nosso Futuro Comum – que define sustentabilidade como - "satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer as próprias necessidades". É John Elkington, fundador da Sustainability – uma das mais importantes instituições que trabalham com o tema - define sustentabilidade há mais de uma década como "a busca pelo equilíbrio entre o pilar econômico, social e ambiental, representada também pelo termo Triple bottom line".

Assim, 2011 foi um marco para o Itaú. Redesenhou suas estratégias de sustentabilidade nos negócios, batizada de Mapa da Sustentabilidade, para que esteja ainda mais integrada aos negócios. Durante esse processo, também se definiu o conceito de performance sustentável, expresso na visão do Banco. Para o Itaú, performance sustentável é gerar valor compartilhado para colaboradores, clientes, acionistas e sociedade, garantindo a perenidade do negócio. Ela será alcançada a partir de uma série de fatores que atuam de forma interligada.

Para se definir o Mapa da sustentabilidade nos negócios algumas questões foram levantadas, Quais são as prioridades do Itaú Unibanco em sustentabilidade e como vincular o tema à agenda de negócios da organização? Essas questões foram bastante discutidas ao longo de 2011, num processo que envolveu cerca de 200 executivos, diretores e colaboradores do Itaú. Ao final, definiu-se três focos estratégicos: Educação Financeira, Riscos e Oportunidades Sócios-ambientais e Diálogo e Transparência. Eles os ajudaram a direcionar suas ações, alinhando toda a equipe em torno de uma estratégia clara de atuação.

Desta forma anualmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com