TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA PROMOÇÃO, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE DE ATIVIDADES EMPREENDEDORAS DE MICRO E PEQUENAS SOCIEDADES EMPRESÁRIAS E DE EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

Exames: O PAPEL DAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA PROMOÇÃO, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE DE ATIVIDADES EMPREENDEDORAS DE MICRO E PEQUENAS SOCIEDADES EMPRESÁRIAS E DE EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  4.092 Palavras (17 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 17

1 INTRODUÇÃO

Iremos abordar no trabalho o papel das ciências contábeis na promoção, desenvolvimento e sustentabilidade de atividades empreendedoras de micro e pequenas sociedades empresárias e de empreendedores individuais, demonstrando a importância da Contabilidade para a continuidade e até mesmo para o crescimento/sucesso dessas empresas.

Baseados nos conceitos matemáticos de demanda e oferta para um correto desenvolvimento e sucesso empresarial sustentável necessita-se de que haja mercado, que haja procura de seus produtos ou serviços, para que possa desenvolver uma estratégia de sucesso para o seu empreendimento.

A sobrevivência de uma MPE pode ser influenciada por questões econômicas, sociais e financeiras.

Tal situação confronta com o principio contábil denominado continuidade que tem o pressuposto da manutenção da empresa durante longo período. (IUDÍCIBUS; MARION; FARIA, 2009, p.70)

As micro e pequenas empresas são facultadas, pela Lei nº 9.317/96, com o uso do Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições.

Em base com os Art. 1179º ao Art. 1195º do Código Civil Brasileiro do ano de 2002:

A empresa é obrigada a ter um sistema contábil para fazer a escrituração de seus livros, e para redigir um balanço patrimonial do resultado econômico anualmente. Onde essa escrituração dos livros deve ser feita por um profissional contábil legalizado.

De acordo com Max Weber (2008), o advento do protestantismo, a doutrina, portanto, a cultura católica modificou-se, e a salvação passou a ser para alguns, não mais passível de ser conquistada, mas sim uma providência divina, onde o trabalho era meio crucial para glorificar-se.

O valor ético das virtudes para com clientes, colegas, instituições e objetivos da classe, em suma, para com o ambiente no qual o profissional exerce a sua missão, é tão importante que mereceu de nossa parte dedicação particular, no presente capitulo. (SÁ, 2010, p. 221).

2 DEMANDA E OFERTA DE MERCADO SOBRE MICRO E PEQUENAS SOCIEDADES EMPRESARIAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

Toda sociedade empresária e Micro empreendedor necessita de certa “demanda” e de certa “oferta” seja em qualquer área de sua atuação.

Baseados em seus conceitos matemáticos para um correto desenvolvimento e sucesso empresarial sustentável, necessita-se de que haja mercado, que haja procura de seus produtos ou serviços, para que possa desenvolver uma estratégia de sucesso para o seu empreendimento.

Dependendo da modalidade empresarial adotada, há diferentes papéis da contabilidade em seu meio e diferentes formas de atuação conforme é visto no Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte.

Aderindo a todos esses conceitos e normas, podemos dizer que independente de qual ramo a empresa atua, sua demanda ou sua oferta de produtos e serviços não segue um padrão linear, haverá sempre uma variação em diferentes tempos e diferentes situações. Um exemplo bem simples disso baseando-se na sua demanda e preço de algo com conceitos matemáticos, sabendo que a demanda é inversamente proporcional ao preço de um bem qualquer, podemos afirmar que quanto menor for o preço do que irá comercializar dependendo de qual tipo de empresa, maior será a demanda sobre o mesmo.

Assim a redução de preço de um produto ou serviço fornecido pode ser interessante para uma sociedade empresarial e para os MEIs (Micro Empreendedores Individuais) como atrativos para conseguir ganhar de seus concorrentes de mercado, aumentando a sua demanda.

Em alguns casos a Demanda de Mercado passa ser fator crucial para a sobrevivência da empresa e da sua sustentabilidade, pois conseguir fornecer um bom preço aos seus clientes fará com que eles sempre busquem a sua empresa e também terá um aumento de sua clientela, aumentando assim seu capital, porque se a empresa estiver vendendo mais apesar do menor preço de seus produtos ou serviços, consequentemente ela vai gerar mais lucros.

Quando uma empresa tem uma oferta grande em seus produtos ela pode também produzir mais e gerar mais lucros, como diz Bráulio Wilker:

A oferta depende do preço, admitindo o coeteris paribus, quanto maior o preço, mais rentável será a sua venda. A oferta também depende do preço dos fatores de produção. Produtos que precisam de muitos fatores de produção são naturalmente mais caros, ao passo que aqueles que empregam poucos fatores de produção terão menor custo e, por isso, maior oferta.

Alterações no preço acarretam variações de lucratividade, relativa da produção e, consequentemente variações nos níveis de ofertas de diferentes mercadorias. Da mesma forma, alterações nos métodos e tecnologias de produção acarretam mudanças na lucratividade e na oferta de produtos e serviços. Além desses fatores, a oferta de um bem pode ser alterada em função do preço dos demais bens produzidos. (Wilker, 2010).

2.1 Necessidade

Para se aplicar e mensurar estes conceitos matemáticos dentro das sociedades empresárias citadas, necessita-se de um conhecimento e de uma pessoa capaz para fazer isso dentro delas, pois há a necessidade de haver a contabilidade dentro da empresa para poder apurar se esses métodos estão coerentes e estão funcionando da maneira correta que devem ser usados.

Estes conceitos matemáticos são essenciais para se desenvolver um bom trabalho dentro da empresa no papel contábil.

3 A DEFINIÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE

Há várias dificuldades na definição de Micro e Pequena empresa, por exemplo, o número de funcionários, o capital social, a receita bruta e o nível tecnológico da instituição são fatores determinantes e ao mesmo tempo difusos para análise que enfrentam no mercado.

Perante a questão sobre a definição das MPE’s onde cada autor expõe seus argumentos, conclui-se que, atualmente, não existe um padrão universal que classifique as empresas como Micro, Pequena ou Média. Cada órgão, Estado ou País, tem sua própria definição de MPE’s, pois utilizam os critérios que melhor lhe conduzem a seus objetivos. (LACERDA apud: BRASIL & FREURIET,1979)

Para o entendimento das empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com