TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO CONTADOR NO SEC. XXI

Exames: O PAPEL DO CONTADOR NO SEC. XXI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  972 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

O principal objetivo desse artigo é, sem dúvida mostrar que a presença do contador é cada vez mais necessário para a sociedade e para as empresas. Daí a evidente importância do conhecimento, da evolução da profissão contábil no século XXI, pois indagações sobre nossa profissão surgem a todo o momento: qual o perfil do contador no século XXI? Qual a sua verdadeira função dentro de uma empresa? Durante nossas pesquisas, tais indagações, foram abordadas em linguagem simples e acessível, apresentamos nosso trabalho dentro de uma seqüência lógica e racional, procurando explicar e justificar o porquê da evolução da profissão contábil.

Procuramos detalhar o Perfil do Contador no Século XXI, um profissional flexível, estudioso e preparado para enfrentar um mercado de trabalho cuja competição e exigências crescem a cada dia, colaborando, assim, para o crescimento profissional e acima de tudo, para o desenvolvimento cada vez maior da profissão.

Preocupamo-nos também em mostrar em qual área o profissional da contabilidade pode atuar sendo o mercado de trabalho para contadores o que mais proporciona oportunidades. Diante dessa necessidade que o mercado de trabalho vem exigindo do contador é que surgiu o desejo de descobrir o verdadeiro papel da contabilidade e o novo perfil do contador.

2. PERFIL DO CONTADOR

O titulo o Perfil do Contador não é recente e ultimamente, tornou-se muito discutida a sua importância na busca do desenvolvimento da profissão. É de grande relevância o seu estudo, pois estamos na época do conhecimento, do capital intelectual, das grandes decisões e que a função do contador na sociedade é fundamental, e a cada dia que passa é mais importante.

O contador deve estar no centro e na liderança deste processo, pois, do contrario, seu lugar vai ser ocupado por outro profissional. O contador deve saber comunicar-se com as outras áreas da empresa para tanto, não pode ficar com os conhecimentos restritos aos temas contábeis e fiscais. O contador deve ter formação cultural acima da média, inteirando-se do que aconteceu ao seu redor, na sua comunidade, no seu Estado, no país e no mundo. O contador deve participar de eventos destinados à sua permanente atualização profissional. O contador deve estar consciente de sua responsabilidade social e profissional (NASI, 1994. p. 5).

No que concerne ao perfil do contabilista, Branco (2003) diz que:

O contabilista deve possuir um perfil e uma formação humanística, uma visão global que o habilita a compreender o meio social, político, econômico e cultural onde esta inserida, tomando decisões em um mundo diversificado e interdependente. Deve ter uma formação técnica e cientifica para desenvolver atividades especificas da prática profissional, com capacidade de externar valores de responsabilidade social, justiça e ética. Deve ter competência para compreender ações, analisando, criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações, compreensão da necessidade continuo aperfeiçoamento profissional, desenvolvimento da auto-cofiança e capacidade de transformar.

Concordamos aqui com as afirmações de Nasi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com