TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Socialismo No Sec XXI

Pesquisas Acadêmicas: Socialismo No Sec XXI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 3

Socialismo no Século XX

O socialismo, como propulsor as ideias de Marx e Engels, que depois de serem repensadas por teóricos em diversos países, difundiu-se na Europa, sendo até implantada em um pais, a Rússia, antiga URSS (União das Republicas Socialistas Soviéticas)

Na Russia o socialismo se deu especialmente em cima do que era pautado nas ideias pensadas por Marx, em um sistema aplicado por Lênin, o qual tomou o poder em 1917 por meio da revolução Russa, derrubando o regime Czarista (totalitário) que assolava a Rússia desde antes do inicio da primeira guerra. Lênin por meio do Marxismo-Leninismo (Doutrina oficial), fez diversas politicas as quais fortaleceram o pais, porém veio a falecer em 1924, quando Stalin, que trabalhava no governo de Lênin, por meio de um golpe toma o poder.

Com isso a URSS se torna um totalitário, porem um pais mais forte, Stalin mais preocupado com máximas de ação, faz a URSS passar por períodos de tensão e medo durante seu governo, porem, mesmo com todos os abalos sofridos a URSS se torna uma potencia mundial, desenvolvida e industrializada, a guerra fria mostrava bem o cenário antagônico vivido na época, no oriente, era caçado quem se dizia a favor da revolução, já no ocidente a escola antissocialista fazia-se cada vez maior.

Já na Alemanha o processo se deu de forma diferente, predominou a ideologia do Partido Socialdemocrata, este era composto pelos “socialdemocratas” os quais buscavam meios legais para se tomar o poder, e recusaram veementemente a forma violenta para a tomada do poder, defendiam uma evolução orgânica para superar o do capitalista, e não querem separar o socialismo da democracia.

Ainda assim os sociodemocratas conseguiram diversas mudanças sociais, o que significou conquistas para os operários, como: legislação de proteção ao trabalhador; direito a associação; dentre outras.

Apesar das politicas de antes citadas, houve uma tentativa de implantação do radical de uma sociodemocracia liderada por Luxemburgo e Liebknecht, os quais foram mortos em 1919 por oficiais da direita.

Na Itália, Antonio Gramsci criticava o marxismo tradicional e inflexível . Para Gramsci o estado capitalista se impõe mais pela coerção do que pela violência explicita, mas também por consenso e persuasão, por meio das instituições da sociedade civil, a qual por meio destes, tem suas ideologias difundida e preservadas.

Diz ele que uma classe consegue hegemonia quando é capaz de elaborar sua própria visão de mundo, e convencer o proletariado que as mesmas são corretas.

Afirma que é necessário a criação de intelectuais orgânicos, ou seja, aqueles que crescem e tem suas ideias fora das escolas burguesas, as quais, fazem com que seus alunos, ainda que do proletariado, mudem sua visão de mundo, achando que a ideia hegemônica e difundida da classe alta é a correta, e também de escolas únicas as quais iriam ensinar seus alunos de uma só forma, para que pensassem livremente sobre o que achassem melhor.

Neste processo Gramsci defende o Partido como órgão organizador das massas dizendo que só assim haverá unificação de teoria e pratica.

Quando Gorbatchev subiu ao poder em 1985 iniciou uma serie de mudanças e politicas, libertou os presos políticos e deu liberdade as pessoas e a emprensa. O rápido desencadear

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com