TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO GESTOR NA ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NUMA VISÃO DEMOCRÁTICA

Trabalho Universitário: O PAPEL DO GESTOR NA ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NUMA VISÃO DEMOCRÁTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2015  •  4.121 Palavras (17 Páginas)  •  2.098 Visualizações

Página 1 de 17

O PAPEL DO GESTOR NA ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NUMA VISÃO DEMOCRÁTICA

Osvaldo Rodrigues da Costa

Resumo

O projeto político pedagógico – PPP é um poderoso instrumento de organização escolar cuja a dimensão mais politica também contribui para a formação de uma consciência coletiva de cidadania no ambiente escolar. O presente artigo abordara o Tema projeto politico pedagógico e sua aplicação como um instrumento de organização escolar e de transparência social da escola pública. O presente estudo tem a intenção de refletir sobre a construção do projeto politico pedagógico, entendida com a própria organização do trabalho pedagógico da escola em um todo.

Palavra chave: Planejamento político pedagógico; Gestão; liderança; Democracia.

1. Artigo produzido como exigência para a aprovação final no curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar do Trabalho Pedagógico: Supervisão, Inspeção e Orientação da Faculdade de Educação e Estudos Sociais de Uberlândia Minas Gerais, orientado pelo professor Willian Antônio Pinto:.

2. Osvaldo Rodrigues da Costa, Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário do Triângulo.Unitri-osvaldorcosta@hotmail.com

Summary

The political pedagogical project - PPP is a powerful tool for school organization whose more political dimension also contributes to the formation of a collective consciousness of citizenship in the school environment. This article addressed the topic political pedagogical project and its application as a tool for school organization and social transparency in public school.

The present study is intended to reflect about the construction of pedagogic political project, intendida with the very organization of educational work of the school in a whole.

Keyword: educational policy planning; management; leadership; Democracy.

Introdução

O gestor é responsável por executar regras e leis; sendo assim sua postura é essencial no processo, utilizando de sua competência ao administrar, e resolver conflitos que se encontrem no ambiente escolar, para tal, o seu trabalho deve ser articulado com todos os componente do processo educacional. Para isso a condução suas ações utiliza-se prioritariamente da (re) elaboração e execução do projeto político pedagógico, avaliando e participando na criação de programas de ensino, incentivando a sua equipe a descobrir o que é necessário para dar um passo à frente, auxiliando os profissionais a melhor compreender a realidade educacional em que atuam, cooperando na solução de problemas pedagógicos, estimulando os docentes a debaterem em grupo, a refletirem sobre sua prática.

À par destas atribuições os primeiros estudos realizados sobre o modo organizacional das escolas se deram na década de 1930, mas não tinham um caráter democrático, já que as características da organização escolar aproximavam-se de uma organização empresarial, somente na década de 1980 com as discussões e reformas que ocorreram nos cursos de licenciatura é que estes estudos ganharam um enfoque critico, tornando-se necessários uma vez que se tornou mais evidente a visualização da escola em seu modelo de gestão e o próprio modelo de organização empresarial conforme atesta (LIBÂNEO, 2004). Surgindo a partir deste momento dois modelos de organização escolar, nos quais foram: cientifico-racional e a sócio - crítica.

Com base nestes modelos cita-se a concepção cientifico-racional que tem uma estrutura organizacional centralizada e hierarquizada nas mãos dos gestores, sendo definido por eles as normas, regulamentos, cargos e funções que serão realizadas, além de conter pouco ou nenhum envolvimento de pessoas. Já a concepção sócio-crítica tem uma visão organizacional mais abrangente, descentralizando a gestão escolar, tem como objetivo integrar e envolver gestores, docentes, pais, alunos e funcionário da escola.

Neste panorama o estudo aqui desenvolvido considera como fundamental no contexto de atuação de uma gestão democrática a importância da família, dado que para a obtenção de um ensino de qualidade, os pais precisam conhecer os elementos democratizadores e lutarem para que se tenha politica e ações articuladas que contribuam para o processo de continuidade de uma prática de gestão escolar descentralizada.

A partir desse contexto, é relevante o tema em desenvolvimento, pois ao verificar a percepção da comunidade escolar e dos pais, nota-se que todos os envolvidos quando estimulados contribuem na construção do Projeto Político Pedagógico e percebe-se a importância da participação coletiva na elaboração e decisões na escola.

Deste modo o artigo apresenta a seguir os pressupostos básicos considerando os posicionamentos teóricos, bem como a análise desenvolvida por estes sobre os envolvidos: a comunidade e a família no contexto de averiguação do Projetos Político Pedagógico enquanto uma construção coletiva e seu reflexo vivenciado na escola.

O trabalho é realizado de acordo com procedimentos metodológicos: com pesquisa, sendo de marco situacional sobre o Projeto Político Pedagógico, levando em consideração, a realidade do contexto escolar.

UMA CONSTRUÇÂO COLETIVA

Essa construção passa, necessariamente, pela organização do espaço escolar, pela realização de cada um dos sujeitos da comunidade escolar considerando o espaço administrativo e políticas educacionais. Elaborar o Projeto Politico Pedagógico é uma concepção de mudança é uma necessidade da escola de transformar, fazer o contraponto na sociedade ou seja, de acordo com regras e disciplinas. Assim sua missão é clara, abrangente, respeitando pontos essenciais, como: visão de futuro, reflexão diária, desafio ao inesperado e ética cotidiana. A escola em mudança demonstra um perfil baseado em liderança, pensamento critico, capacidade de observação e analise, autoridade e respeito, criatividade, equilíbrio, comunicação e empatia, trabalho em equipe em busca de conhecimento e da construção coletiva das ações desenvolvidas pela comunidade escolar.

O Projeto Politico Pedagógico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com