TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel do Gerenciamento de Projetos na gestão das empresas

Por:   •  11/5/2017  •  Dissertação  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

O PAPEL DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS NA GESTÃO DAS EMPRESAS

O Gerenciamento de Projetos não é uma prática recente. Pelo contrário, é anterior às construções das pirâmides, desde a época do Egito Antigo, apresentando muitos obstáculos, como a força de trabalho.  A partir do século XIX, houve a necessidade de um Supervisor de Projetos, sendo precursor de uma nova era para tais práticas.

Depois da Segunda Guerra Mundial, surgem os primeiros conceitos de Planejamento Estratégico e Gerenciamento de Projetos. Gerenciar um projeto é aplicar habilidades, conhecimentos e técnicas para que o mesmo esteja dentro do prazo, conforme as especificações, dentro do orçamento, e que os requisitos esperados sejam atingidos, sendo uma administração específica.

Dentre os aspectos positivos de um bom Gerenciamento de Projetos, posso citar: Agilidade nas decisões, aumento do controle gerencial, melhor capacidade de adaptação, antecipação das situações desfavoráveis. Empresas que possuem um bom gerenciamento de informações obtêm o sucesso nos seus projetos, mas para isso acontecer é necessário uma boa estrutura e divisão do trabalho.

Já um Gerenciamento inadequado tem impactos negativos na execução das estratégias e no alcance dos objetivos estratégicos da organização, haja visto que ainda hoje podemos observar organizações que não possuem um processo sistematizado, ou seja, sem a participação democrática do maior número de membros possível da organização.

Portanto, existem soluções para alcançar o sucesso no projeto e atingir os objetivos globais seguindo alguns critérios de sucesso, dentre eles: Entregar tudo o que foi planejado (Escopo), dentro do prazo acordado (tempo) e dos custos previstos, agregar qualidade com a utilização dos recursos de maneira eficiente, proporcionando a satisfação do cliente.

As técnicas de Gerenciamento do Projeto tiveram um avanço considerável ao longo do tempo, sendo usadas pelas organizações para capacitar suas equipes, aprimorar os seus produtos, contribuindo para obtenção de do sucesso para o cumprimento do Planejamento Estratégico.

 Análise SWOT é uma ferramenta gerencial usada para analisar o cenário ou ambiente ao qual a organização está inserida. Ferramenta de utilização simples, a análise, pode ser em vários tipos de empresas e em diversos segmentos do mundo empresarial. Serve basicamente para analisar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que fazem parte da realidade da instituição.

Nessa oportunidade iremos apresentar a análise SWOT da Academia Feminina Girls Fitness, fundada em 2015 por Camila Lima, Cristiano Júnior, Sidclei Nascimento, Uashington Santos e Uilson Machado em Salvador, Bahia.

Observamos a necessidade de uma nova academia com diferencial em seu público alvo, tendo em vista que a maioria das pessoas que frequentam a academia são mulheres, que buscam manter a forma e uma melhor qualidade de vida, para maior satisfação desse nicho, buscou-se oferecer um ambiente exclusivo e especial somente para elas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com