TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PEDAGOGO NOS DIAS ATUAIS

Pesquisas Acadêmicas: O PEDAGOGO NOS DIAS ATUAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  768 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - PEDAGOGIA

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

O PEDAGOGO NOS DIAS ATUAIS

Professor (a) EAD – Edilene Maria de Oliveira

Professor (a) tutor (a) à distância - Fernanda Borges

Introdução:

O trabalho tem como objetivo analisar o mercado de trabalho do profissional de pedagogia, quais suas habilidades e competências necessárias para que ele possa sempre estar ativo em sua área.

Verificamos também a importância da reflexão na prática visando mudanças. Para tanto foi feito um levantamento com leituras de livros e sites, levando em conta também experiências vividas por integrantes do grupo.

Obtendo o conhecimento sobre o assunto espera-se que o Pedagogo compreenda melhor a importância de estar sempre se atualizando e adotando novas posturas, diferentes das tradicionais.

Desenvolvimento:

O papel do Pedagogo é de extrema importância, portanto, faz-se necessário a reflexão sobre novas concepções do mesmo. O profissional de Pedagogia tem a necessidade de formar e manter sempre firme uma personalidade segura.

Segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), um profissional de Pedagogia pode atuar como: coordenador pedagógico; orientador educacional; pedagogo; professor de técnicas e recursos audiovisuais; psicopedagogo; supervisor de ensino; designer educacional. Cabe a ele programar, avaliar, coordenar e planejar o desenvolvimento de projetos pedagógicos tanto na educação presencial quanto na educação à distância. Irão atuar em cursos de todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando todo o processo educacional, criam trabalhos e projetos educacionais coletivos, facilitando a comunicação entre a comunidade escolar e as associações que são vinculadas a ela.

O Pedagogo está sempre à frente da educação, ensinando a ensinar. São funções do Pedagogo, também, planejar cursos e avaliar currículos.

O papel do Pedagogo, hoje, é bastante amplo. Cabe a ele, por exemplo, aplicar seus conhecimentos na formação de professores e no planejamento e funcionamento de cursos, escolas e instituições de ensino de uma forma geral. É também, o único profissional habilitado a preparar, administrar e avaliar currículos, orçamentos e programas escolares, além de estabelecer vínculos entre instituições de ensino, comunidades, familiares dos alunos e autoridades do setor educativo.

Podemos dizer, também, que dificilmente encontramos o profissional de Pedagogia desvinculado da escola, e inserido em outras atividades do mundo do trabalho, como empresas por exemplo.

Nesse momento, no qual o curso de Pedagogia passa por uma transformação com propostas que divergem das diretrizes curriculares, faz-se importante pensar na possibilidade de atuação dos profissionais em outros setores de trabalho. Essas transformações nos levam a um novo modelo de economia: a economia do saber.

Capacitar profissionais para atuarem no ambiente empresarial, visando os processos de planejamento, capacitação, treinamento do corpo funcional da empresa é o foco da Pedagogia Empresarial.

O ambiente organizacional de hoje precisa de um trabalhador pensante, criativo, pró-ativo, analítico, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com