TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PIM 5 - Processos Gerenciais

Por:   •  26/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.921 Palavras (12 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 12

Luiz Gustavo Saccini

Projeto Integrado Multidisciplinar V

Universidade Paulista – UNIP

Mogi Mirim

2020

 

Luiz Gustavo Saccini

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR V

Universidade Paulista - UNIP

Mogi Mirim

2020

Walmart:

PIM V

Projeto Integrado Multidisciplinar V para obtenção do título do curso Processos Gerenciais, apresentado à Universidade UNIP

Orientador: Fernando Gorni Neto

 

RESUMO

Mostrará no trabalho a seguir, informações e um conteúdo detalhado de uma das maiores companhias de varejo do mundo, o Walmart, localizada em mais de 27 países e responsável por mais de 11.000 lojas no ramo de departamentos. Será apresentado de maneira clara e objetiva, dados com embasamento teórico e pesquisas sobre a empresa escolhida. Veremos em Gerenciamento de projetos a existência dos conceitos ao gerir os recursos humanos, tecnológicos e financeiros em prestação de serviços. Entenderemos como obter êxito na aplicação do marketing de serviços para gerar a fidelização dos clientes. Juntos, observaremos o planejamento, a organização e o controle do gerenciamento dos sistemas de qualidade, promoção, vendas e pós-vendas, distribuição e logística. Em Matemática financeira estaremos utilizando os conhecimentos lecionados da disciplina como por exemplo a contabilidade e a administração de recursos humanos e materiais da organização, contribuindo para o planejamento, controle financeiro e administrativo eficaz da companhia. Por fim, observará os conceitos e as decisões das melhores aplicações de marketing no varejo.

Palavras-chave: Varejo, cliente, produto.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ..................................................................................................... 05

2. GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS .................................................................... 07

2.1 GESTÃO DA QUALIDADE ................................................................................. 08

3. MARKETING DE VAREJO E NEGOCIAÇÃO...................................................... 09

3.1 MARKETING AMBIENTAL.................................................................................. 10

4. MATEMÁTICA FINANCEIRA................................................................................ 12

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................. 13

6. REFERÊNCIAS .................................................................................................... 14

ANEXO ..................................................................................................................... 17

1. INTRODUÇÃO

        A marca Walmart é uma multinacional norte-americana de lojas de departamento. Segundo a renomada revista de negócios americana ‘’Fortune”, A companhia foi eleita a maior multinacional de 2010. fundada por Sam Walton em 1962, estabelecida em 31 de outubro de 1969 e feita capital aberto na New York Stock Exchange (bolsa de NY) em 1972. Tendo sua sede em Bentonville, Arkansas, O Walmart é a maior loja de varejo dos Estados Unidos. Mostrando forte influência em seu país de origem, em 2009 a companhia conseguiu gerar em seus negócios de mercearia 51% dos seus US$ 258 bilhões em vendas.

Com a venda de seus produtos alimentícios, eletrônicos e vestuário, a empresa obteve um lucro líquido de US$ 3,29 bilhões em 2019. Em 2020 esses números não param de crescer, alavancando uma boa imagem para seus investidores.  

Com mais de 2 milhões de funcionários pelo mundo, o Walmart vem se posicionando cada vez melhor nos mais de 25 países que o mesmo ocupa.

A caminhada do Walmart no Brasil se teve início em 1995 em Osasco, sendo a primeira cidade brasileira a receber uma loja filial do Walmart. A empresa atuou primeiramente pelo Sudeste, expandindo seus negócios para o Nordeste com a compra da Rede Bompreço. Abriu lojas também em BrasíliaGoiâniaMinas GeraisCampo Grande e no Rio de Janeiro.

Em 2015, as coisas para o lado da companhia começaram a piorar, com o fechamento de mais ou menos 30 lojas pelo país alegando “crise”. Em junho de 2018, o Walmart anunciou a venda da fatia majoritária no Brasil, para a empresa de private equity Advent Internacional que vai adquirir o controle das operações do Walmart no Brasil. Em maio de 2019, o varejo on-line do Walmart Brasil foi encerrado. Em agosto do mesmo ano, o novo proprietário do Walmart Brasil, a firma de private equity Advent International, anunciou a reformulação das suas operações no Brasil. A marca Walmart deixa de existir e será progressivamente trocada para as marcas regionais BIG, já existente.

Contudo, no trabalho a seguir, veremos em mais detalhes, informações relevantes do Walmart no mercado. Primeiramente observando em Gerenciamento de serviços, apresentaremos a existência dos conceitos de gestão dos recursos tecnológicos, humanos e financeiros em prestação de serviços.

Em Matemática financeira, utilizaremos os conhecimentos lecionados na disciplina como por exemplo, porcentagem, juros simples e composto, assim podendo contribuir para o planejamento e o controle financeiro/administrativo da organização.

Por fim, em Marketing de varejo e negociação poderemos analisar os conceitos de varejo e suas classificações no mercado, com a analogia entre as necessidades do varejo e as principais decisões no mercado.

[pic 2]

Anexo 1

2. GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS

Depois de muita pesquisa e planejamento, algumas iniciativas em conjunto envolvendo uma das maiores empresas de varejo do mundo confirmam que os serviços se tornaram mais do que uma oportunidade, mas uma necessidade no reposicionamento estratégico do varejo mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (394.5 Kb)   docx (232.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com