TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR V EMPRESA CULTIVAR

Por:   •  4/6/2022  •  Projeto de pesquisa  •  3.114 Palavras (13 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 13

UNIP INTERATIVA

Cursos Superiores de Tecnologia

 

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR V

EMPRESA CULTIVAR

ILSON RODRIGUES DA SILVA JÚNIOR RA 2112439

SALINAS/MG

2022

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

EMPRESA CULTIVAR

PIM  V  apresentado  ao  curso  Superior  de Tecnologia  em  Gestão  Ambiental,  da UNIP-  Universidade  Paulista  Interativa, como requisito para aprovação parcial.  

SALINAS/MG

2022

RESUMO

 

O objetivo do PIM V foi apresentar os conhecimentos teóricos adquiridos nas aulas interativas juntamente com os conhecimentos práticos até agora adquiridos, através da visita/pesquisa dos dados da empresa aparentada a seguir e contempla as primeiras matérias estudadas neste semestre, que são as seguintes disciplinas:

Climatologia; Matemática Financeira; Gestão de Resíduos, Efluentes e Emissões, Plano de Negócios. E assim observar a atuação real dos conceitos abordados em aula, aplicados no dia a dia da empresa.

 

Palavras-chave:  Climatologia – Matemática Financeira – Gestão de Resíduos, Efluentes e Emissões – Plano de Negócios.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ABSTRACT

 

The objective of PIM V was to present the theoretical knowledge acquired in the interactive classes together with the practical knowledge acquired so far, through the visit/research of the data of the related company below and includes the first subjects studied in this semester, which are the following subjects:

Climatology; Financial math; Waste, Effluents and Emissions Management, Business Plan. And so, observe the real performance of the concepts discussed in class, applied in the company's day to day.

 

Keywords: Climatology – Financial Mathematics – Waste, Effluents and Emissions Management – ​​Business Plan

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

2 CLIMATOLOGIA        6

2.1 Umidade relativa        7

2.2 Temperatura        7

2.3 Índice médio pluviométrico (mm)        8

2.4 Evapotranspiração        9

2.5 Radiação solar        9

3 MATEMATICA FINANCEIRA        10

3.1 Porcentagem        10

3.2 Juros simples e compostos        11

3.3 Planejamento de recurso financeiro.        11

4 GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, EFLUENTES E EMISSÕES        12

4.1 Sistema de Gestão Ambiental (SGA)        13

4.2 Tipos de resíduos produzidos pela empresa        13

5 PLANO DE NEGÓCIOS        14

5.1 Elaborar uma planilha que represente os custos da construção de um sistema de lavagem e depuração da casca suja, utilizado pela empresa mostrando assim seus pontos positivos e negativos...................................................................14

6 CONCLUSÃO        15

REFERÊNCIAS        16

 INTRODUÇÃO   

O presente projeto integrado multidisciplinar V tem como objetivo a apresentação da empresa CULTIVAR, empresa cuja qual trabalha na plantação e cultivo de eucaliptos, pretende-se analisar o funcionamento da empresa e verificar o que pode ser melhorado para sua evolução, a empresa trabalha com 100% de povoamento florestal com garantia da propriedade e posse, desenvolvimento da microrregião, gerando renda e empregos e q elenca os conceitos e teorias das disciplinas de Climatologia, Matemática Financeira, Gestão de Resíduos Sílidos, Efluentes e Emissões e Plano de Negócios. Após constates estudos pode-se aumentar os conhecimentos, sobre a contribuição, de cada uma dessas matérias dentro do curso de Gestão Ambiental e Meio Ambiente ganhando Sustentabilidade em gestão ambiental visando a proteção ao meio ambiente, além da ideia de desenvolvimento sustentável e de respeito aos nossos ecossistemas.

Quando o ambiente natural é adaptado ou modificado nasce o processo de gestão ambiental, de forma a adaptá-lo ás necessidades individuais do meio ambiente ou coletivas, gerando desta maneira, o ambiente Urbano em suas diversas formas e escala.

Entende-se, que o ser humano é o grande sujeito transformador de Ambiente natural e vem, pelo menos há milhares de anos, promovendo essas Modificações em vários lugares, sendo climáticas, geográficas e topográficas.  

Conclui-se que o ambiente urbano é, o resultado de aglomerações localizadas em ambientes naturais e transformados e que para sua sobrevivência e desenvolvimento eles precisam dos recursos do ambiente natural.

2.CLIMATOLOGIA

A Cultivar esta localizada na região norte do estado de Minas Gerais, e no sudeste do Brasil onde o clima tropical com inverno seco é favorável para a plantação e cultivo do eucalipto, pode-se observar que, no livro de climatologia a característica climática de cada região será controlada pelos elementos e fatores climáticos, por exemplo no ano de 2003 na mesma região chovia durante 3 meses, chegando a chover o dia inteiro, o que causou vários alagamentos, nesse mesmo período houve grande plantio e cultivo de árvores e por se tratar de uma cidade relativamente nova a fiscalização era precária o que contribuiu para o crescimento de extração ilegal de madeira causando um desequilíbrio ecológico com a redução de madeiras nativas, algumas espécies até difíceis de ser encontrada no meio ambiente hoje em dia, passados anos depois a cidade ainda possui grande cultivo de eucalipto para a produção de carvão vegetal, extração de madeira entre outros. No entanto, conforme observado no livro de climatologia a empresa deve seguir o que é proposto nos Planos de manejo Florestal Sustentável (PMFS) e nos Planos Operacionais Anuais (POAs), e ainda as normas elencadas na IN/MMa nº 1/2015, afim de estabelecer melhorias no meio ambiente e evitar a sua degradação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (130.5 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com