TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PSICODIAGNÓSTICO

Por:   •  28/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Catiane Marinho de Souza

PSICODIAGNÓSTICO

                                                                        NOVA IGUAÇU

2018

CATIANE MARINHO DE SOUZA - 201402095473

UMA MENTE BRILHANTE – O FILME

Trabalho apresentado à disciplina de Psicodiagnóstico, ministrado pela Professora Fernanda, como requisito de somatório de nota da AV2, no primeiro semestre de 2018.

NOVA IGUAÇU

2018

MENTE BRILHANTE – O FILME

SINOPSE

John Nash (Russell Crowe) é um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas aos poucos o belo e arrogante Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos que o tratam. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o Nobel.

RESUMO

Os transtornos esquizofrênicos se caracterizam em geral por distorções fundamentais e características do pensamento e da percepção, e por afetos inapropriados ou embotados. Usualmente mantém-se clara a consciência e a capacidade intelectual. Os fenômenos psicopatológicos mais importantes incluem a imposição ou o roubo do pensamento, a divulgação do pensamento, a percepção delirante, ideias delirantes de controle, de influência ou de passividade, vozes alucinatórias que comentam ou discutem com o paciente na terceira pessoa, transtornos do pensamento e sintomas negativos.


Um elemento que diferencia o filme é o jogo feito com a percepção do público. Vemos o mundo como John vê o mundo, então seu comportamento parece normal.

O fato é que as provas de que algo estava errado foram apresentadas desde o princípio. Por exemplo: as vozes das ilusões sempre vinham antes de suas aparições; na cena em que Marce corre entre os pombos eles continuam a se mover como se não houvesse ninguém ali; as expressões faciais de estranheza das pessoas ao redor de Nash quando ele falava com uma das ilusões.

A aceitação da esquizofrenia é o primeiro passo para uma vida normal. As ilusões nunca deixarão de existir, mas a consciência de que elas são apenas ilusões abre a possibilidade de escolher ignorá-las. O segundo passo seria a construção de relações que forneçam estabilidade ao esquizofrênico, mantendo suporte para que ele consiga atravessar a ponte para a realidade sempre que necessitar.

ETAPAS DO PSICODIAGNÓSTICO

  • Definição da hipótese inicial: elaborada a partir do contato inicial, para agendar a avaliação e saber o porquê da busca; as entrevistas iniciais, para entender a dinâmica e comportamentos do paciente, e o que precisará identificar no sujeito.

 

  • Contrato: o contrato é entregue depois do plano de avalição. No contrato contém diversas informações, como por exemplo, que a quantidade de sessões pode ocorrer atraso, por faltas do paciente e etc.

  • Plano de avaliação: quais os recursos para avaliar o sujeito, expectativa de quantidade de encontros.

1º encontro – Entrevista semi-estruturada

2º encontro -  HTP

3º encontro -  Piramides de Pfister

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (111 Kb)   docx (48.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com