TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Do Assistente Social

Exames: O Papel Do Assistente Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  8.016 Palavras (33 Páginas)  •  743 Visualizações

Página 1 de 33

UNIVERSIDADE PAULISTA

DAFNE TELES

LÚCIO MARCOS SANTANA

A PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL NOS ATENDIMENTOS A MORADORES DE RUA “CASA ASSISTENCIAL FRANCISCO CANDIDO XAVIER DE GUARARAPES”.

ARAÇATUBA

2011

DAFNE TELES

LÚCIO MARCOS SANTANA

A PRÁTICA SERVIÇO SOCIAL NOS ATENDIMENTOS A MORADORES DE RUA “CASA ASSISTENCIAL FRANCISCO CANDIDO XAVIER DE GUARARAPES”.

Trabalho de apresentação de Curso para obtenção do título de graduação em Serviço Social, apresentado á Universidade Paulista.

Orientador: Célia Cassemiro

ARAÇATUBA

2011

INTRODUÇÃO.......................................................................................................

CAPITULO I - SERVIÇO SOCIAL

Serviço Social e suas origens.

Política Nacional de Assistência Social

Lei Orgânica da Assistência Social

A Atuação do Assistente Social

* CAPÍTULO II – MORADOR DE RUA

Morador de rua.

Conceito morador de rua

Caracterização morador de rua

A apropriação do espaço público pela população moradora de rua.

Políticas públicas para inclusão social dos moradores em situação de rua

* CAPÍTULO III – CASA ASSISTENCIAL FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

Histórico da Casa Assistencial Francisco Cândido Xavier

Caracterização dos atendimentos.

Técnicas e instrumentos utilizados

Pesquisa de campo

CONCLUSÃO..........................................................................................

REFERENCIAS BILIOGRÁFICAS ..........................................................

APÊNDICES.............................................................................................

ANEXO....................................................................................................

*

*

INTRODUÇÃO

Este trabalho de conclusão de curso consiste no estudo do tema: A prática do serviço social nos atendimentos a moradores de rua, com foco na Casa Assistencial Francisco Cândido Xavier de Guararapes.

O principal objetivo é averiguar a situação dos migrantes, na faixa etária, que passaram pelo albergue de Guararapes no período de janeiro a dezembro de 2010.

Busca-se, também, identificar o porquê o migrante chegou à situação de morador de rua; averiguar a situação sócia econômica dos usuários que passam pelo albergue de Guararapes; e conhecer a situação familiar dos mesmos.

A escolha do tema se justifica em razão dos problemas sociais, tais como a desigualdade social e a pobreza na maioria das cidades do país que muitas vezes levam o indivíduo a morar nas ruas.

Guararapes caracteriza-se por ser uma das cidades que dá acesso ao Estado de Mato Grosso do Sul e dentro desta realidade, a Casa Assistencial Francisco Cândido Xavier, vem atendendo uma demanda existente no município e recebendo pessoas procedentes de outras regiões que vêm à procura de emprego, com uma grande demanda no período da entre safra.

Trata-se de pessoas desempregadas, que necessitam de atenção quanto à oferta de atendimento em espaços onde sintam-se acolhidas, e que possam conviver e se organizarem na busca da superação pessoal e coletiva das dificuldades básicas apresentadas.

A crise econômica do país tem gerado muito desemprego, que induzem famílias inteiras a submeterem-se como pedintes, saírem de município em município a procura de emprego e muitas vezes perdendo até os vínculos familiares, aonde o crescimento dos altos índices de desempregos e subempregos, cada vez mais, vem elevando o grau de vulnerabilidade social, dessa população.

Essa população, que diariamente procura a Casa Assistencial, é em sua grande maioria excluída das políticas sociais básicas.

A Metodologia a ser usada será a pesquisa bibliográfica seguida de ações a serem desenvolvidas com enfoque sócio-educativo, visando promover a reflexão, a promoção e a divulgação de informações.

Além disso, busca-se identificar meios para promover a inserção e reinserção social, a integração, a participação, o resgate do vínculo familiar, desenvolvidas através de programações intencionais, atendimento Psicossocial, enfocando o atendimento individualizado e oferecendo um componente de ajuda, espaço de escuta, catarse, reconstrução de identidade e da auto-estima e componentes de educação para cidadania e para valores da convivência em comunidade.

Tais ações devem ser articuladas com os diversos recursos e serviços de apoio da comunidade.

O trabalho se divide em três capítulos: o primeiro estuda Serviço Social e Assistência Social de rua, suas características e motivos que o levaram a viver nessas condições; o segundo é dedicado ao estudo morador de rua e motivos que levaram a viver nessas condições; e o terceiro consiste em uma pesquisa de campo realizada na Casa Assistencial Francisco Cândido Xavier de Guararapes.

* CAPITULO 1

Serviço Social e suas origens

A história do Serviço Social encontra-se vinculada aos acontecimentos históricos. Silva (1995, p. 35), menciona que a história do Serviço Social:

“[...] não deve ser entendida como uma cronologia de fatos, mas na sua ligação com o contexto geral da sociedade [...] isto é, a história dos processos econômicos, das classes e das próprias ciências sociais”.

Foi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.5 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com