TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel do assistente social e novas práticas no contexto social

Por:   •  23/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.102 Palavras (13 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA / KROTON

SANTA TEREZINHA

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL 

DISCIPLINAS: SOCIOLOGIA, FILOSOFIA APLICADA NO SERVOÇO SOCIAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

NOME: CLAUDILENE DE SOUSA AECIO

                         RA: 1299263075

                         

DESAFIO PROFISSIONAL

TUTORA EAD THALITA SILVA NEVES VELOSO COSTA

                                                   TAGUATINGA / DF 2014

  SUMÁRIO

 1................................................Ética no serviço social

 2................................................Sustentabilidade sócio ambiental

 3.................................................O papel do assistente social e novas práticas         no contexto social.

 4---------------------------------------Os deveres do assistente social diante da ética e do meio ambiente em nome de uma sociedade sustentável

INTRODUÇÃO

   

     O referido artigo tem como finalidade refletir sobre a aplicabilidade do Código de Ética Profissional na prática dos Assistentes Sociais. O interesse pelo tema surgiu em virtude do Projeto ético-político dos profissionais de Serviço Social, materializado entre outros pelo Código de Ética de 1993, o qual enfatiza e prioriza a ampliação e consolidação da cidadania. Esta é considerada tarefa primordial de toda a sociedade com vistas à garantia dos direitos civis, sociais e políticos das classes trabalhadoras, e revela-se como um dos princípios fundamentais e tem por finalidade apresentar uma reflexão sobre a prática profissional do Assistente Social, reconhecendo suas dimensões, contextualizar o Código de Ética desse profissional e sua importância. complexidade, pois propõe-se ampliar os horizontes históricos,através de uma radical analise critica para evitar reducionismo e  principalmente diante dos atuais fundamentos éticos na sociedade contemporânea. Em seguida, será apresentada, de forma sucinta, lista dos princípios e valores fundamentais do Código Ético instrumento de trabalho utilizado pelos Assistentes Sociais no exercício da prática profissional.

1-Ética no serviço social

 

   Os princípios do código de ética do assistente social de 1983 conhecido também como deotologia do serviço social, exige da parte do assistente social uma formação segura em todos os ramos da moral, pois e muito importante por não se tratar apenas de fatores materiais ou qualquer transação que envolva assuntos  comercial, trata-se com indivíduos com problemas em seu meio social, pela qual esse individuo tem de se empenhar no desenvolvimento da sua própria personalidade.

    O conselho federal de assistente social o CFAS, no uso de suas atribuições conferida pelo artigo 9º decreto 994 de 15 de maio de 1962 resolve aprovar o código de ética com direitos fundamentais e as exigência do bem comum, princípios estes reconhecidos pela própria filosofia do serviço social. O código de ética tem como principal objetivo de garantir a qualidade no serviço prestado pelos profissionais do serviço social adquirindo no mundo atual uma amplitude técnica e cientifica impondo aos membros da profissão maiores encargos e responsabilidades. O serviço social e uma profissão de caráter social e política, critico e interventivo, que se utiliza instrumental cientifico multidisciplinar das ciências humanas e sociais para analisar e  intervir nas diversas manifestações da questão social ,inserindo  nas mais diversa áreas com o papel de planejar, gerencia; administrar, executar e assessorar políticas, programas e serviços, por meio de uma ação global de cunho sócio-educativo e de prestações de serviços.

   O código de ética representa a dimensão ética e profissional tendo o caráter jurídico, delineia parâmetros para o exercícios profissionais, definem direitos e deveres dos assistentes sociais, buscando a legitimação social da profissão e a garantia da qualidade do serviços prestados. ele expressa a renovação e o amadurecimento teórico-político assumido pela categoria com o propósito de identificar os valores centrais nos quais baseia a missão do serviço social. Os princípios éticos amplos que refletem os valores da profissão e estabelece um conjunto de critérios éticos específicos que devem ser usados para orientar a pratica do serviço social,o código e para ajudar os  assistentes sociais a identificar situações relevantes quando as obrigações profissionais  as divergem ou quando as ambrivalências  éticas que  surgem, fornece também critérios éticos aos quais o publico em geral considera a profissão em alertar  e socializar os novos praticantes no campo do serviço social, o código  articula padrões que a própria profissão pode utilizar para avaliar  os assistentes sociais para uma conduta ética.

    A associação nacional de assistente social tem procedimentos formais para ajudar as queixas apresentadas pelos seus membros os assistente sociais tem que cooperar na sua implementação participar nos procedimentos e acatar qualquer regra disciplinar. O  código oferece um conjunto de valores, princípios para orientar a tomada de decisões e conduta a adotar quando surgem questões de ordem ética.As aplicações especificas do código devem ter  o contexto no qual a ser aplicado  a possibilidade de conflitos entre os valores. As responsabilidades éticas decorrem de todas as relações humanas desde o pessoal e família ate ao social e profissional, o comportamento ético dos assistentes sociais deve resultar do seu compromisso social em dedicar a pratica ética, que reflete em preservar os valores  profissionais.A conduta profissional devera ser regida por seu código de ética e pelos seguintes princípios: equidade e justiça social, liberdade, direitos humanos, cidadania, indiscriminação, qualidade de serviços prestados e projeto profissional.O assistente social é obrigado pela a ética e pela a lei a guardar segredos sobre  todas as confidencias recebidas e fatos de que tenha conhecimentos de sua atividade profissional,obrigando-se a exigir o mesmo segredo de todos os seus colaboradores, ele tem o dever de respeitar as normas éticas das outras profissões, exigidos, outrossim, respeito àquelas relativas ao serviço social, que atuando individualmente ou em equipes.O espírito de solidariedade não poderá, entretanto, induzir o assistente social a ser conveniente com o erro ou deixar de combater através de processos adequados os atos que infrinjam os princípios éticos e os dispositivos legais que regulam o exercício da profissão , O assistente social responderá civil e penalmente por atos profissionais danosos a que tenha dado causa no exercícios de sua profissão, por ignorância culpável, omissão, imprudência, negligencia, colaboração ou má fé. Todos os que exercem a profissão de assistência social têm o dever de acatar as decisões deste código ,e ao inscreverem-se nos respectivo conselho regional de assistentes sociais (CRAS), deverão declarar conhecê-lo,comprometendo-se  a respeitá-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (190.8 Kb)   docx (146.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com