TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Do Controller Nas Organizações

Trabalho Universitário: O Papel Do Controller Nas Organizações. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 4

Um controller tem sob sua atribuição a tomada de decisões nas organizações dada por meio da supervisão dos setores de contabilidade, finanças, administração, informática e RH; supervisiona e monitora as mudanças tecnológicas do mercado e de sistemas de gestão. Desta maneira, a atuação do controller se torna uma função estratégica pois é a partir de suas análises e prestações que se é apontado os melhores caminhos a serem seguidos pelas empresas.

Qualquer empresa que queira sobreviver, competir e expandir necessita de profissionais que tenham uma visão ampla e consigam elaborar e aplicar sistemas desde seu planejamento inicial até a obtenção do resultado final. Assim, abre-se um novo perfil de profissional que vai além das funções rotineiras da Contabilidade, colocando o contador em uma nova postura capaz de estabelecer estratégias para melhorar os pontos fortes e fracos e, ainda, nortear novos rumos a serem seguidos.

Um fato inegável é que o mundo das organizações está ligado às transformações da sociedade; outras e novas exigências como normas e regulamentações devem ser a todo o momento analisadas e executadas, por exemplo. Com o aumento das complexidades, o perfil exigido de um controller envolve habilidade em liderança, proatividade e comunicação ademais aos conhecimentos e competências específicos e acadêmicos (formação em economia, administração, ciências contábeis, engenharia e direito. - experiência também na área financeira e em auditoria contábil são requisitos) na área de gestão, produção, finanças, planejamento, relatórios e análises contábil e financeira.

Ainda tratando-se das atribuições de um Controller, encontra-se uma série de referências bibliográficas que permitem analisar minuciosamente as competências do controller enquanto função estratégica em uma organização. São elas:

• Mosimann e Fisch (1999) defendem que o controller é o gestor que, após o presidente, deve ter a visão mais generalista da organização. Quando não existe na estrutura um órgão de controladoria, a coordenação dos esforços para a busca da maximização dos resultados globais da organização será exercida por outro gestor. Entretanto, deve ser sempre aquele que tiver a visão mais generalista;

• Koliver (2005) descreve que o controller deve ter uma visão ampla. Sua atuação não se restringe a uma função específica e sim a atuação e controle das diversas áreas da organização. Segundo o autor, a função do controller no Brasil, mais precisamente na última década, passou a ter relevância tanto no meio acadêmico, em cursos de pós-graduação e mestrado, quanto no mercado;

• Tung (1993) identifica outras características do controller que é ter a capacidade de prever problemas; assumir a posição de conselheiro endo imparcial e justo em críticas e comentários e; ter a capacidade de “vender” ideias e de compreender que suas contribuições para outras áreas sofrem limitações.

Assim, dentro deste âmbito e concomitante às exigências das organizações, pode-se constatar que, este profissional que, para desempenhar de maneira competente suas funções, deve ter profundos conhecimentos dos princípios contábeis e das implicações fiscais que afetam o resultado empresarial; deve estar preparado para análises e identificar fontes de perigos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com