TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Do RH Nas Empresas Contemporaneas

Trabalho Escolar: O Papel Do RH Nas Empresas Contemporaneas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2014  •  1.254 Palavras (6 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Os Departamentos de Recursos Humanos estão enfrentando agora mais que nunca a difícil tarefa de assegurar a qualificação profissional às organizações, demandada pelas novas e constantes necessidades provenientes das transformações econômicas globais.

Os profissionais de RH assumem a responsabilidade de fornecer pessoal treinado a atender as novas tendências e necessidades das organizações, porém, as necessidades e realidades não são as mesmas em todos os países, a cultura e o crescimento influenciam sobremaneira no papel que o RH representa em cada um deles.

Será exposto neste texto a atual posição do Departamento de Recursos Humanos no Brasil, comparando-a com a Europa e os países Membros do BRICS baseando-se na pesquisa “O Relatório das Melhores Práticas de RH 2011” realizada pela Top Employers.

2 ESTRATÉGIAS DE ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS

Nos países Brasil, Russia, Índia e Europa a Gestão de Talento está sendo a principal prioridade dos empregadores, países esses que se destacam pelo rápido crescimento de suas economias. Gerir e reter talentos são fatores cada vez mais necessários às organizações para que não se tornem obsoletas e não percam a competitividade no mercado em que atuam.

No Brasil, além da gestão de talentos os empregadores priorizam o controle da produtividade, o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e está tentando enxergar o Departamento de RH como parceiro estratégico.

Em busca de atrair e reter talentos, os empregadores dos países Membros do BRICS e Europa oferecem benefícios secundários, os mais comuns são: regime de ajuda médica oferecidos pelo Brasil, Europa, Rússia, China e índia; subsídio de refeições oferecido pelo Brasil, Europa, Índia e China; subsídio de carro e viagens oferecido pelo Brasil e China, e há também um benefício oferecido pela Europa, denominado sabático, que consiste em dar um tempo médio de seis meses na carreira para repensá-la, descansar, redescobrir-se pessoalmente e profissionalmente e elaborar um projeto onde demonstra uma maior contribuição para o crescimento e desenvolvimento da organização.

Algumas empresas brasileiras estão implantando esse benefício que é específico aos cargos de Gestores e Executivos.

3 GESTÃO DE MUDANÇAS E DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

Em se tratando de priorizar o Treinamento e Desenvolvimento a Europa considera como segundo lugar no ranking de prioridades, nessa mesma colocação para a Índia e África do Sul está a Formação de Líderes e para o Brasil a prioridade está em Gestão do desempenho. Todos esses países compreendem o quão importante é desenvolver a capacidade constante de mudar, de se adaptar e de desenvolver-se continuamente.

De acordo com Silva e Brunetta (2009, p. 140): “A organização que aprende se tornou o principal foco de interesses dos executivos e dos cientistas organizacionais que buscam novas formas de responder com sucesso a um mundo de mudanças e de interdependências”.

A Gestão de Mudanças e Desenvolvimento das organizações na era da globalização é uma questão de sobrevivência e requer flexibilidade tanto das organizações quanto dos profissionais que fazem parte delas, caso contrario ambos estão fadados ao fracasso e em alguns países isso acontece com maior velocidade que em outros devido ao seu desenvolvimento e cultura.

Para Boog apud Silva e Brunetta (2009, p. 123):

O mundo empresarial, cultural, religioso e governamental esta repleto de instituições que cresceram, sobreviveram e se desenvolveram indo alem das pessoas que lhes deram origem. Para isso, a empresa precisa saber mudar e sintonizar-se com as suas próprias fases desenvolvimento e, principalmente, com as exigências do mundo, melhor, com as exigências do mercado, que é a razão da sua existência.

4 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Diferente dos outros países dos BRICS e da Europa, a China busca em primeiro lugar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, para o Brasil e a Índia, esse item ocupa o terceiro lugar no ranking de prioridades.

A qualidade de vida no trabalho tem ganhado cada vez mais importância entre as atuais gerações de profissionais, fazendo com que as organizações se adaptem e proporcionem maior qualidade aos seus trabalhadores, o ambiente agradável, seguro, confortável, com o mínimo de conflitos possíveis têm sido um fator muito importante na retenção de talentos e crescimento organizacional.

Atualmente os profissionais buscam empresas que possam proporcionar o ambiente ideal e criticam severamente as que não proporcionam tal ambiente, um exemplo disso é uma das pesquisas mais divulgadas no mundo corporativo através da mídia: “As 10 melhores empresas para se trabalhar”, qualidade de vida no trabalho também é considerada como fator motivador e se torna um diferencial para a retenção de talentos e desenvolvimento de lideranças.

5 MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA

De acordo com a pesquisa, o Brasil e os demais países do BRICS buscam desenvolver a formação de líderes, porém de forma menos significativa ainda se comparado à Europa.

A formação de líderes está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com