TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento e Gerenciamento de Emergências, Desastres e Epidemias

Por:   •  29/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Planejamento e Gerenciamento de Emergências, Desastres e Epidemias.

TAREFA 4

Se você fosse o Ministro da Saúde de seu país, como faria para prevenir a epidemia de uma doença infectocontagiosa emergente?

A atuação de um ministro corresponde na elaborar normas e aplicar recursos públicos disponíveis para a área que ele representa, visando sempre o desenvolvimento pleno do país. Para atuar, é de muita importância que o ministro tenha conhecimento administrativo, saiba planejar e esteja aberto a discussões sobre as situações e ações do seu ministério, para que com isso obtenha uma linha a ser seguida, um norte ao que se deseja alcançar.

Diante do que se espera alcançar é necessário, primeiramente, entender o contexto da gestão em curso. Pois é fundamental para realização de planejamentos. Sendo esse, a base de sustentação na aplicação de ações.

A atuação em situações de prevenção a epidemia de doença infectocontagiosa emergente parte de um bom planejamento, em que esse, estipule metas e objetivos a serem alcançados. Assim será aplicado os recursos financeiros de forma precisa, desenvolvendo táticas e estratégias de ações.

 A composição do planejamento em pauta deverá ser analisada, estudada e apreciada para obtenção de objetivos que se desejam alcançar, que é a prevenção. É de muita importância existir profissionais da área, capacitados, envolvidos diretamente na elaboração das metas, estipulando ações a serem adotadas pelos membros envolvidos na causa. Sejam esses, membros de órgãos distintos mas com um objetivo em comum. Pois envolve muitas classes de trabalho, pesquisadores, agentes comunitários, médicos, entre outros. Investir nesse grupo faz parte das metas, anteriormente, traçadas para que se possa dá os primeiros passos. Além disso, dentro desse mecanismo deve existir questionamentos sobre a real situação, sobre o que pode ser melhorado, realizar acompanhamento periódico, prevê períodos para realizar novos encontros e debater situação possíveis de acontecimentos.

Trabalhar de forma conjunta com o Estados e Municípios, dando-lhe condições de desenvolver suas tarefas, expostas pelo planejamento, e disponibilizar recursos para o trabalho em campo. Atrelando, também, as campanhas, levando a informação a sociedade através dos meios de comunicações. Assim como desenvolver trabalhos de procurem envolver a sociedade como um todo, para que essa acolha e propague as ações.

Investir em profissionais da área de atuação direta médicos agentes de saúde, profissionais da área de saúde, entre outros, expondo real situação e o que pode resultar caso os objetivos não sejam alcançados.  Assim como, investir em laboratórios de análises clínicas, para se possa realizar exames de forma rápida e eficaz, desenvolvendo também pesquisas laboratoriais. Fator bastante importante é realizar parcerias com empresas que possam de alguma forma contribuir com o desenvolvimento das ações. Empresas essas, possuidoras de recursos humano, físico e material. Implementar programas de acesso ao usuário, pois os locais que não existem postos de saúde, atenção básica, a comunidade fica mais vulnerável aos riscos e agravos a saúde. Devido à essa falta de informação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com