TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Ação

Por:   •  10/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 3

A gestão de pessoas tem sido desafiada a estabelecer uma maior sintonia com as estratégias corporativas, tal fato decorre da busca de ajustamento do individuo á organização e do tratamento dispensado ao ser humano, tratado como se fosse um mero recurso produtivo, como se percebe em diversos aspectos dessas políticas.

Outro problema encontrado nas antigas concepções de gestão de pessoas  que precisa ser revisto, é o não envolvimento dos membros de suas equipes, no atual cenário em que novos atributos profissionais ganham crescente importância, faz-se necessária a adoção de um novo direcionamento nos esforços de gestão de pessoas, a gestão por competências vem ao encontro dessa necessidade, e por isso tem sido adotada em diversas organizações.

Gerenciar os talentos de uma organização é hoje um grande desafio , á medida que a historia do homem evolui, novas necessidades e recursos surgem para a sociedade, tornando-se indispensáveis e essenciais, consequentemente alterando as relações do trabalho.

A gestão por competências deve ser um processo continuo e estar alinhado com as estratégias organizacionais, sua adoção  que  implica em redirecionamento, noção de incidente, que representa a capacidade de convivência com fatos imprevistos, cuja ocorrência altera as rotinas produtivas, os incidentes cada vez mais frequentes devido a complexidade que marca a nossa época, fogem a capacidade de previsão e auto relação dos sistemas produtivos tradicionais.

Crescente importância assumida pela comunicação, os sistemas de comunicação corporativos proporcionam a ampliação do conhecimento sobre objetivos, valores e normas  da organização. A maior frequência e a grande diversidade que tem caracterizado os processos de comunicação  levam a novas necessidades de capacitação.

A aquisição de competências relacionadas ao relacionamento interpessoal é a consequência mais imediata dessa situação.

Cada pessoa deve perceber que sua missão no trabalho não é apenas desempenhar as tarefas que lhe são atribuídas de cumprir normas e rotinas estabelecidas.

Mais que buscar uma definição conceitual, faz-se necessário o alcance de um maior entendimento do papel das competências, essas podem favorecer a aquisição de vantagens competitivas, contribuindo para diferenciar a organização de suas concorrentes ou gerar rigidez.

Para um melhor aproveitamento das possibilidades oferecidas por essa nova filosofia de gestão, deve-se compreender que as competências destacando-se por possuírem quatro carcteristicas básicas ( Carbone ET AL, 2005 ).

São dinâmicas – uma vez que exigem uma constante interação entre pessoas e grupos internos e externo.

São sistêmicas – considerando que envolvem a busca ordenada de estratégias, definidas sob a ótica dos sistemas abertos que buscam a integração e a troca de influencias com o ambiente externo.

São cognitivas – a medida que relacionam-se aos conhecimentos gerencias  necessários para a identificação  das  o, competências importantes em cada organização.

São holísticas – pois induzem a ampliação do foco de análise do valor e do desempenho de uma organização para alem dos indicadores financeiros, favorecendo com isso a aquisição de uma percepção mais integradora dos fenômenos organizacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (30 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com