TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo De Construção Das Políticas De Potreção Ao Idoso

Dissertações: O Processo De Construção Das Políticas De Potreção Ao Idoso. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  4.103 Palavras (17 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 17

CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

O Processo de construção das Políticas de Potreção ao Idoso

TERESINA-PI

2013

O Processo de construção das Políticas de Potreção ao Idoso

TRABALHO INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

5º SEMESTRE – CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

MINISTRADO PELOS PROFESSORES: MARIA ÂNGELA

SANTINI, CLARICE DA LUZ KERNKAMP, VALQUÍRIA APª,

MARIA LUCIMAR PEREIRA, RODRIGO M. TRIGUEIRO,

JOSSAN BATISTUTE.

TERESINA-PI

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................................... 01

DESENVOLVIMENTO...................................................................... 02 a 06

• O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS DE POTREÇÕA AO IDOSO

• ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO

• CONSEQUÊNCIAS DA EXCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA IDOSA

• POLÍTICAS SOCIAIS PARA PESSOA IDOSA: DIRETRIZES MUNDIAIS

• POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO À SAÚDE DA PESSOA IDOSA

• ESTATUTO DO IDOSO; TÍTULO III: DAS MEDIDAS DE PROTEÇÃO.

• LEI Nº 8.742, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1993 / LEI Nº 8.842, DE 4 DE JANEIRO DE 1994 e DECRETO Nº 1948, DE 3 DE JULHO DE 1996 / LEI N° 10.741, DE 1° de outubro de 2003

CONCLUSÃO.................................................................................... 07

BIBLIOGRAFIA.................................................................................. 08

INTRODUÇÃO

O envelhecimento, enquanto fenômeno biológico apresenta-se em cada ser humano idoso de modo singular e único. A velhice poderia ser interpretada como uma etapa de falência e incapacidades na vida. No entanto, enquanto processo natural e previsto na evolução dos seres vivos percebe-se que a pessoa não fica incapacitada porque envelhece. Ou seja, a pessoa não necessita da totalidade de sua reserva funcional para viver bem e com qualidade. Desse modo, velhice não deve ser considerada como doença, pois as doenças mais comuns nessa etapa da vida são preveníeis diagnosticáveis e tratáveis.

Numa sociedade moderna capitalista há uma valorização do ter em detrimento do ser, onde o material toma o lugar do cultural ou do vivido, importando somente o quanto de valores materiais o indivíduo acumulou durante a vida. Com isso a pessoa idosa, nesta fase da vida, apresenta um maior referencial biográfico do que biológico. Todas essas colocações passam pela percepção preconceituosa da velhice, que é vista como declínio e improdutividade. O envelhecimento populacional no mundo, e mais recentemente, também em países como o Brasil, tem colocado o desafio de enfrentar essa nova realidade com soluções criativas e viáveis, especialmente nos países que formam o bloco dos países em desenvolvimento.

O Processo de construção das Políticas de Potreção ao

Idoso

No Brasil, o desafio para o século XXI é oferecer suporte de qualidade de vida para uma população com mais de 32 milhões de idosos, na sua maioria de nível socioeconômico e educacional baixo e com alta prevalência de doenças crônicas e incapacitantes. Contudo, para atenção adequada ao idoso, juntamente com a magnitude e a severidade dos seus problemas funcionais, é imperativo o desenvolvimento de políticas sociais e de saúde factíveis e condizentes com as reais necessidades das pessoas nessa fase da vida.

Neste sentido, uma questão é posta: Qual o impacto dessas Políticas Sociais Públicas, de acordo com o Estatuto do Idoso, na Proteção e Defesa da Pessoa Idosa?

A partir do conhecimento do conceito de envelhecimento, é possível estabelecer as diferenciações clássicas: envelhecimento e velhice. O envelhecimento é inexorável. É um processo que se inscreve no tempo do nascimento à morte. É um fenômeno que percorre toda a história da humanidade, mas apresenta características diferenciadas de acordo com a cultura, com o tempo e o espaço.

• Envelhecimento da População

De acordo com NERI (1999, p. 10), o processo de envelhecimento ocorre diferentemente para as pessoas, dependendo de seu ritmo e da época de sua vida, pois, “a velhice não é um período caracterizado só por perdas e limitações. Embora aumente a probabilidade de doenças e limitações biológicas, é possível manter e aprimorar a funcionalidade nas áreas física, cognitiva e afetiva”. O fato é que os idosos precisam lançar mão de algumas estratégias que possibilitam ter uma velhice satisfatória, isto implica estar atentar a cultivar novos hábitos, engajar-se em atividades produtivas realizar projetos de vida ingressa em universidades da terceira idade, desenvolver Serviços voluntários e outros.

No caso do Paraná, e em especial, utilizando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com