TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo Migratorio

Artigo: O Processo Migratorio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 5

A CRISE DO ESTADO DE BEM ESTAR E A CARACTERIZAÇÃO DE PROCESSOS TERRITORIAIS DA MIGRAÇÃO NO BRASIL________________________________________

A crise do Estado de bem estar e a caracterização de processos territoriais da migração no Brasil (Resumo)

Os estudos geográficos partem da base territorial e incluem as diferenças e mudanças para o grupo social, que são acarretadas na passagem de um território a outro. O território é o lugar, espaço físico e social, do domínio dos modos de vida que, ao sofrerem mudanças, estariam prestes a apresentar situações propícias ao deslocamento. Portanto, o objetivo deste trabalho é desenvolver a análise sobre o atual quadro de transição e mudanças estruturais no território brasileiro que estão inseridas no ciclo da economia mundial. O processo de desterritorialização, onde as migrações tornam-se parte imanente, inclui deslocamentos de força de trabalho, enfatizando as rupturas na vida cotidiana e temporal do grupo social. A pesquisa se desenvolve para concluir que o motor que antes explicava os impulsos para migrar mudou radicalmente seu calibre. Dentre outros efeitos, agora a classe média urbana se sente também "obrigada" e não somente impulsionada a migrar.

Transformações produtivas, reordenação econômica e migração no Brasil:

Será, ainda, nas teorias econômicas que poderemos encontrar respaldo a outras caracterizações sobre as migrações internas. A própria evolução histórica do capitalismo permitiu que, principalmente as teorias neoclássicas admitissem as relações entre mercado de trabalho e bens salários como fatores de deslocamentos migratórios em função da busca de emprego e renda. Assim, a industrialização explicaria a migração para as cidades; a espacialização do desenvolvimento e o diferencial de renda as migrações inter-regionais. Paralelamente, a modernização do campo e a maior diversificação do mercado interno acabaria por incorporar outros segmentos sociais tais como as mulheres, os jovens, estrangeiros, etc.

Atualmente, intensifica-se o ritmo e a velocidade da mobilidade. A questão aponta para a diacronia entre fluxo de capital e fluxo de trabalho. São os investimentos produtivos capazes de mobilizar força de trabalho no espaço. Assim continua legítimo afirmar que tanto a modernidade quanto a disputa por mercados regionais e internacionais não escamoteiam as desigualdades presentes no sistema mundial ao enfatizarem as vantagens da dominância (o "centro" da economia-mundo) tanto em relação ao acesso ao trabalho quanto ao acesso ao capital.

Para Harvey (1992) uma das formas de controle da tendência histórica da super-acumulação estaria na manutenção e na administração da ordem social capitalista, através de três formas: desvalorização de mercadorias, controle macroeconômico e absorção da super-acumulação por intermédio do deslocamento temporal e espacial. O deslocamento temporal implicaria na aceleração do tempo de giro, para que a aceleração de um dado ano absorva a capacidade excedente do ano anterior.

O deslocamento espacial seria a expansão geográfica do capital e do trabalho excedente. Esse "reparo espacial" face ao problema da super-acumulação promove a produção de novos espaços dentro dos quais a produção capitalista possa prosseguir no crescimento do comércio e dos investimentos diretos e no teste de novas possibilidades de exploração da força de trabalho. No bojo deste processo atual de mudança tecnológica, automação, busca de novas linhas de produtos e nichos de mercado não se descarta a velha estratégia da dispersão geográfica para zonas de controle de trabalho mais fácil. "Isso sugere que a tensão que sempre existiu no capitalismo entre monopólio e competição, entre centralização e descentralização de poder econômico, está se manifestando de modos fundamentalmente novos... Porque o mais interessante na atual situação é a maneira como o capitalismo está se tornando cada vez mais organizado através da dispersão, da mobilidade geográfica e das respostas flexíveis nos mercados de trabalho, nos processos de trabalho e nos mercados de consumo, tudo isso acompanhado por pesadas doses de inovação tecnológica, de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com