TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Migratório

Artigo: Processo Migratório. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 5

Compreender os processos de crescimento de determinada cidade ou país, requer análise sobre o contexto histórico dos mesmos. É grande a importância a observação das influências da globalização para aprendermos a conviver com a diversidade cultural e social devido aos processos de migração de pessoas que vêm de diversos lugares a procura de trabalho e melhorias de vida. O Brasil é espelho de um país de grande mobilidade humana, que possibilitam o aumento dos conhecimentos e das relações sociais. As diferenças nos avanços tecnológicos deste século trazem grande influência no impacto de desenvolvimento no âmbito trabalhista em relação as diferenças regionais de renda e trabalho. Os maiores desafios em nível de migração, como auxiliar o crescimento regional, tecnológico do país neste século marcado pela força da globalização, a diminuição da desigualdade de distribuição de renda entre os membros da sociedade pode contribuir na modernização das condições migratórias.

Diante das desigualdades existem entre cada pais e dentro deles pra muitas pessoas o ato de se deslocar de suas cidades natais pode ser melhor forma opção de melhoria e melhor oportunidades de vida. Essas modificações podem, ser resultado de transformações na estrutura econômica e social de determinadas regiões. Diante deste sentido o objetivo principal do presente trabalho é verificar se há diferença nos rendimentos entre os migrantes e não migrantes, ou seja se existe seleção positiva entre migrantes internos no brasil, com ênfase sobre o efeito do tempo de migração a partir da utilização dos micro dados da PNAD.

No caso do Brasil umas das problemáticas existentes ainda hoje é o fluxo migratório das populações do Nordeste para os grandes centros urbanos das regiões Sul e Sudeste, onde existe os polos industrias, a maioria dos trabalhadores que fazem este tipo de migração vão em busca de uma vida melhor. Já que nas suas regiões de origem não há oferta de emprego e condições de vida digna e satisfatória para todos, a base econômica de tais regiões é a agricultura, como frequentemente ocorrem os fenômenos das secas havendo a escassez da produção, daí a necessidade desses trabalhadores procurarem empregos para garantir a sua sobrevivência , é o aumento da densidade demográfica na cidade de São Paulo que recebe todos os dias centenas de imigrantes em busca de empregos que muitas vezes não encontram. Imigrantes quem tem alguma escolaridade ainda consegue um emprego digno porem aqueles quem não tem nem um grau de instrução sofrem bastante, pois não conseguem emprego ou os empregos mal dá pra sua sobrevivência, muitos se tornam favelados ou moradores de rua, além de toda esta situação ainda descriminados pela população.

Outro exemplo de migração que nos entristece é quando vemos nos noticiários da TV é quando milhares de mexicanos tentam atravessar a fronteira dos Estados Unido, a maioria acabam morrendo quando seus barcos naufragam, outros são interceptados e presos pela polícia norte-americana, isso mostra como a desigualdade social gera um desespero naqueles que são vítimas da pobreza e da exploração do sistema capitalista.

As razões que levam o ser humano a emigrar respondem a uma necessidade de caráter vital que pode ser suscitada por questões de restrição econômica, política, ambiental, social e/ou de segurança. Geralmente, as pessoas que tendem a emigrar, estão buscando melhores condições de vida.

No Brasil, o fator que exerce maior influência nos fluxos migratórios é o de ordem econômica, pois o modelo econômico vigente força indivíduos a se deslocarem de um lugar para outro em busca de melhores condições de vida e à procura de trabalho para suprir suas necessidades básicas de sobrevivência.

Uma modalidade de migração comum no Brasil, principalmente, na década de 1950, é o êxodo rural, que consiste no deslocamento da população rural

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com