TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Produto para a prática de futsal

Por:   •  4/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  7.562 Palavras (31 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 31

PRODUTO PARA PRÁTICA DE FUTSAL

PRODUCT OF PRACTICE FOR FUTSAL

 Luiz Antonio Beuting[1]

Carlos Eduardo Mauro[2]

Resumo

O Futsal é uma modalidade derivada do futebol de campo muito popular em todo o mundo, inclusive no Brasil, que tem no futebol seu esporte preferido. A modalidade é descendente do antigo futebol de salão, podendo-se afirmar com segurança que é a derivação futebolística mais praticada no país, formando assim, um considerável mercado consumidor. O estudo do qual trata este artigo tem como finalidade identificar os fatores, características e problemas que ocorrem durante a prática do Futsal, tendo em vista criar e conceber um produto a ser utilizado pelo praticante, com o intuito de proteger e prevenir contra as contusões mais comuns que ocorrem com o desenvolvimento desse esporte. Foi adotada então, a metodologia projetual de Baxter (2011), que é um reconhecido autor na área de Design e ordena seu processo em problematização, pesquisa, análise, desenvolvimento e implantação. Após a definição do problema, foram realizadas pesquisas bibliográficas, com a consulta de livros, artigos, sites e periódicos, bem como, pesquisas de campo, através de aplicação de questionário a praticantes do esporte, entrevistas com profissionais da área de Fisioterapia e Educação Física, além da verificação in loco de possíveis problemas decorrentes da atividade. Após a coleta e análise dos dados, percebeu-se que, as principais contusões relacionadas ao Futsal são as torções sofridas nos tornozelos e as pancadas que ocorrem devido ao fato de ser um esporte de contato, portanto, um produto projetado para as necessidades do esporte, que amenize e previna tais contusões.

Palavras-chave: Futsal. Produto. Contusões. Proteção. Prevenção.

Abstract

The Futsal is a sport derived from the football field very popular around the world, including Brazil, which has in football his favorite sport . The modality is descended from the old indoor soccer, and we can safely say that football is the most widely practiced branch in the country, forming a considerable consumer market. The study from which this article aims to identify the factors , characteristics and problems that occur during the practice of Futsal in order to create and design a product to be used by the practitioner , in order to protect and prevent against concussions more common occurring with the development of the sport . Was adopted then the projective methodology Baxter (2011), which is a recognized author in the field of Design and order your process in questioning, research, analysis, development and deployment. After defining the problem , literature searches were conducted with the consultation of books , articles , websites and periodicals , as well as field research through a questionnaire to practitioners of the sport , interviews with professionals in the field of Physical Therapy and Physical Education in addition to spot check of possible problems arising from the activity . After collecting and analyzing the data , it was realized that the main Futsal related injuries are ankle sprains suffered and beatings that occur due to it being a contact sport , so a product designed for the needs of the sport which soften and prevent such injuries .



Keywords : Futsal. Product. Bruises. Protection. Prevention.

  1. INTRODUÇÃO

       

As atribulações do dia-a-dia estão cada vez mais sufocantes e segundo Lopes (2006), o estresse do cotidiano, o ritmo de vida frenético, as exigências que o mercado de trabalho e que a vida como um todo impõe ao ser humano, são fatores que levam as pessoas a procurarem atividades voltadas ao lazer nos momentos de tempo livre que encontram em meio à correria. Essas características somadas à cultura brasileira que tem como esporte de preferência popular o futebol levam aos campos e quadras vários praticantes, sejam homens ou mulheres, cada vez mais presentes nesse esporte. Pode-se perceber, então, que a população de um modo geral já conhece os benefícios obtidos com a prática esportiva, conforme Lopes (2006, p. 6):

                

        A prática de atividades físicas já é considerada pela população como recurso para reduzir o estresse. Este é um dado importante, visto que esta é uma das indicações consideradas efetivas para a regulação do mesmo. Pode-se inferir que o brasileiríssimo futebol também pode ser considerado um poderoso antídoto contra o estresse.

                           

Dentre as variações que o futebol apresenta, uma das mais populares, segundo Moreira et al. (2004), é o futebol de salão, ou Futsal, como é conhecido na atualidade. O esporte é praticado por milhões de brasileiros, em quadras de colégios, associações públicas ou privadas e ginásios, nas quais os praticantes como um todo, procuram no esporte, não a profissionalização ou o alto rendimento, mas sim, momentos de descontração e divertimento.

É de conhecimento público que a prática de esportes traz vários benefícios físicos e psicológicos e que uma vida sedentária pode acarretar diversos problemas, porém, segundo Moreira (2002), junto com os benefícios obtidos, apresentam-se também alguns riscos, que nesse esporte existem na forma de contusões, principalmente, para os famosos atletas semanais, geralmente acima do peso ideal, alguns já com idade avançada e sem a devida orientação médica. Essas contusões, ao contrário do que pensam alguns praticantes, podem causar sérios problemas à saúde de suas vítimas, transformando assim, um momento que se destinava ao lazer, em uma dor de cabeça para os dias seguintes.

Apresentadas tais características envolvendo a modalidade e os problemas que as contusões podem acarretar no dia-a-dia de seus praticantes, observou-se então, uma ótima oportunidade de projeto, pois, todos os produtos existentes no mercado que tem como objetivo a proteção e prevenção contra contusões foram projetados para o futebol de campo, não atendendo perfeitamente às necessidades de quem pratica o Futsal, sendo utilizado por seus adeptos como um paliativo. Esse projeto visa identificar um produto, destinado aos praticantes do Futsal, com foco na prevenção e proteção dos praticantes contra contusões, que são corriqueiras devido às características do esporte que é de contato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.6 Kb)   pdf (548.7 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com