TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Príncipe De Maquiavel

Artigo: O Príncipe De Maquiavel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  1.098 Visualizações

Página 1 de 2

2) O que Maquiavel pensava a respeito dos mercenários? O grupo concorda com ele? Por quê? Como podemos aplicar esta visão no mundo empresarial de hoje?

R:

De acordo com Maquiavel, as armas com as quais um príncipe defende seu Estado ou são próprias, ou são armas mercenárias e auxiliares, ou até mesmo uma mistura dos dois tipos. As armas mercenárias e auxiliares na visão do autor, são inúteis e perigosas, se algum príncipe basear a defesa de seu Estado em armas mercenárias, nunca estará seguro muito menos estável, pois este tipo de tropa são desunidas, ambiciosas, sem disciplina, infiéis, valentes entre os amigos e vis diante dos inimigos. O motivo principal que as mantem em campo é apenas o soldo, ou seja, o dinheiro que está sendo pago para a tropa para que ela defenda o Estado, o qual nunca será suficiente para que se disponham a morrer pelo príncipe.

O dinheiro é muito importante para a vida de um Estado, mas não pode ser o principal fator para motivar qualquer tropa. O que deve motivar qualquer cidadão de um Estado a realmente ter prazer em representá-lo e até mesmo morrer em pelo príncipe é o orgulho que ele tem por pertencer aquele Estado, que é desenvolvido a partir de ações praticadas pelo príncipe. Uma tropa que não cultua deste princípio põe em risco não só o príncipe mas também todo o Estado causando a instabilidade, que é sempre um aspecto negativo que prejudica o governo do príncipe, pois esta insegurança também tem influência na vida dos cidadão que se sentirão desguarnecidos.

Atualmente ainda existem “mercenários” dentro das empresas, aqueles funcionários que apenas “vestem a camisa” pelo simples fato de ganhar dinheiro, compartilhando dos ideais das empresas apenas quando estas estão gerando lucro, deixando muitas vezes o gestor sem apoio necessário para tomar suas decisões. Isso acaba gerando um aspecto negativo para o gestor, que terá em sua equipe apenas subordinados descompromissados e não dispostos a fazerem de tudo para o benefício da empresa, pois não compartilham do mesmo sentimento de melhoria contínua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com