TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Príncipe de Maquiavel

Resenha: O Príncipe de Maquiavel. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  Resenha  •  5.813 Palavras (24 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 24

O Príncipe de Maquiavel E dirigido a hum Príncipe Que esteja governando hum Estado, EO aconselha sobre Como manter Seu Governo da forma Mais Eficiente Possível. ESSA Eficiência E a Ciência Politica de Maquiavel.

A Presente obra E hum Livro de Orientação Prática de algumas Ações Políticas Que o Príncipe DEVE Fazer par conquistar e se manter Poder não. O Escrito se desdobra Em 26 Capítulos.

Carta Dedicatória

Maquiavel, Nicolau dedicação SUA obra a Lorenzo de Medici (Lorenzo II), neto de Lorenzo, o Magnífico, apesar de pouco ritmo Antes ter Sido Preso e torturado, soluço Suspeita de Participar de UMA conjura contra OS Medici, mas TEVE SUA Inocência Reconhecida.

QUANDO FOI apresentar Maquiavel Il Principe uma Lorenzo II EM 1515, Este o acolheu com frieza.

Diz nd dedicatória:

"Embora julgue Este Trabalho indigno de Vossa Presença, ainda confio Que ASSIM, POR Vossa Humanidade, POSSA Ser Aceito, considerando Que eu Nao vos poderia Fazer Melhor Presente Que vos dar uma Faculdade de entendre los Muito pouco ritmo o Que Aprendi e compreendi los muitos Anos, com tantas provações e perigos parágrafo MIM MESMO ".

O Motivo Que levou Maquiavel a dedicar o Livro de Lorenzo E mostrado não Último capitulo da obra.

O Príncipe , Maquiavel Resumo - Capítulo 1: Os Vários Tipos de Estado, e Como São instituídos

Apresenta Dois Tipos de principados o hereditário EO adquirido, e aponta como cais Quais d'Orsay São Duas Formas de Como o governante Chega AO Poder UMA Pela virtude e outra Pela

fortuna.

"Os principados UO São hereditários, QUANDO POR muitos anos Apresentação OS governantes pertencem à linhagem MESMA, OU FORAM fundados recentemente."

O Príncipe , Maquiavel Resumo - Capítulo 2: Como monarquias hereditárias

Neste Capítulo Maquiavel Fala Que a dificuldade de se manter hum Estado Novo E DO Maior Que a de se manter hum Estado hereditário, POIs QUANTO uma Último este, O Povo JÁ ESTA acostumado com a Soberania de UMA Família, de UMA linhagem.

"[...] A dificuldade de se manter ESTADOS herdados cujos súditos São habituados a UMA Família reinante E Muito Menor DO Que um Oferecida pelas monarquias novas. Basta parágrafo ISSO evitar transgredir OS trajes Tradicionais sabre e adaptar-se a circunstâncias imprevistas".

Se hum Príncipe conquista determinado Estado e Tenta se mudar SEUS trajes, corre o Risco de O Povo revoltar-se contra elementos, o Que PODE Gerar conspirações apoiadas Pela grande massa O Povo. Deste modo, o Príncipe respeitando um local Cultura, se manterá nenhum Poder, um Menos Que, Como Diz Maquiavel, Uma Força excepcional o derrube, porem, se tal Fato ocorrer, poderá reconquista-lo nd Primeira Oportunidade Oferecida Pelo usurpador.

Maquiavel ainda Fala Que nd Medida los Que o Soberano Nao ofende SEUS súditos e NAO Mostra Motivos n O Povo odia-lo, Estes quererão o BEM, e Mais:

"[...] QUALQUÉR alteração nd Ordem das Coisas preparação Semper O Caminho parágrafo outras Mudanças, mas núme Longo Reinado OS Motivos e como Lembranças Vão das Inovações

Sendo Esquecidos".

QUANDO O Povo vive fazer Seu modo, com SEUS trajes e Sendo respeitado Pelo monarca, this se acomoda de tal forma Que como Lembranças, OS Desejos de Mudanças Vão Sendo Postos los esquecimento.

O Príncipe , Maquiavel Resumo - Capítulo 3: Como monarquias mistas

Maquiavel Mostra Neste Capítulo Que O Povo TEM Semper o Desejo de mudança, Desejo de Melhoria; como PESSOAS, Segundo Maquiavel, MUDAM com grande facilidade de governantes Esperando tal mudança, Que, sem Pensar de Maquiavel, E Semper parágrafo Pior.

Pará elemento, o Príncipe Semper precisará fazer favor dos Habitantes de hum Território parágrafo Poder Domina-lo. Uma imposição que novo o Governo UO provocações soldados VINDAS DOS fazer monarca, OU other Motivos, PODEM Gerar injúrias não Povo, Gerando, ASSIM, Inimigos Para O Príncipe Que São como PESSOAS ofendidas com a ocupação que Seu Território.

"[...] DEPOIS de Conquistado UMA Segunda Vez, OS Territórios rebeldes Nao voltam a Ser Perdidos com uma facilidade MESMA. Própria A Rebelião FAZ COM Que o monarca se Sinta Inclinado a fortalecer SUA POSIÇÃO punindo OS rebeldes, desmascarando OS suspeitos, revigorando SEUS pontos fracos ".

QUANDO SE E Conquistado hum Território de MESMA Região e Lingua, E Mais Fácil de Domina-lo fazer Que se NAO OS fossa, ainda Mais se Este Povo NAO estiver habituado com a Liberdade. O Novo Príncipe DEVE extinguir Toda uma linhagem de SEUs Antigos governantes, MAS NAO PODE deixar Que Haja trajes de divergência; DEVE also

o Príncipe Fazer uma Manutenção das leis e dos tributos.

Ao se conquistar UMA Província com Lingua, leis e costumes Diferentes, um dos Meios Mais Seguros, Segundo Maquiavel, E Que o monarca VÁ pessoalmente Habita-lo. Estando o Soberano Presente, OS Distúrbios logotipo Serao percebidos e corrigidos rapidamente. . Outra forma séria de se estabelecer colônias los hum OU Dois Lugares Estratégicos nd Província, Tomando como casas das PESSOAS Que Vivem Neste local, POR UMA Ser Pequena Parte da População, in nada representarão Perigo AO monarca. A grande maioria da População also NAO FARA mal AO Príncipe , AO contrario, se sentirá grata Pelo Fato de o monarca OS deixar los Paz e Nao quererão ofender o Soberano.

Disse Maquiavel: Nota-se Que E Preciso tratar Bem OS Homens OU entao aniquilá-los. Ellis se vingarão injúrias de Pequenas, mas NAO poderão vingar-se de agressões sepulturas; POR ISSO, Só PODEMOS injuriar alguem se temermos NAO SUA Vingança.

O Príncipe de hum Território Estrangeiro desen liderar os e defensor SEUS Vizinhos Mais Francos eletrônicos Procurar debilitar ósmio poderosos MAIS. NAO HA dificuldade parágrafo se conquistar hum Território Onde movidos Pela inveja dos Que tinham o Poder OS Habitantes Menos poderosos apoiam o invasor; porem DEVE-SE ter Cuidado parágrafo Que Estes Nao adquiram Poder e Autoridade los demasia.

Disse Maquiavel: ... como Guerras NAO PODEM SE evitadas e Que, QUANDO adiadas, Só trazem Benefícios parágrafo O Inimigo. . A Inevitável Guerra e, entao,

QUANDO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com