TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE SÃO RECOMPENSAS FINANCEIRAS E NÃO-FINANCEIRAS?

Por:   •  27/5/2015  •  Artigo  •  1.513 Palavras (7 Páginas)  •  1.183 Visualizações

Página 1 de 7

O QUE SÃO RECOMPENSAS FINANCEIRAS E NÃO-FINANCEIRAS?

Recompensa Financeira Direta É classificada como pagamento na forma de: Salários, Bônus, Prêmios e comissões.

Recompensa Financeira Indireta é: Férias, gratificações, gorjetas, adicionais de insalubridade, Adicionais de periculosidade, Participação nos resultados.

Recompensas Não Financeiras:

As recompensas não financeiras oferecidas pelas empresas estão relacionadas às questões intangíveis aspectos de difícil mensuração são levados em consideração pelos funcionários quando trabalham na organização.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O SALÁRIO NOMINAL, SALÁRIO REAL E O SALÁRIO MINIMO?

O cálculo do nível de salário real é realizado por meio da evolução do salário nominal médio das pessoas ocupadas e, portanto, leva em conta as modificações na composição da força de trabalho.

CONCEITUE ADMINISTRAÇÃO DE SALÁRIOS E EXPLIQUE DE QUE FORMA A ORGANIZAÇÃO BUSCA O EQUILIBRIO INTERNO E EXTERNO?

Conceito: é um conjunto de normas e procedimentos utilizados para estabelecer ou manter estruturas de salários equitativos e justos na organização. Para tanto deve buscar equilíbrio interno e equilíbrio externo.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE CARGOS?

1- qualitativo: escalonamento, categorias predeterminadas.

2- quantitativo: comparação por fatores, avaliação por pontos.

QUAIS OS TIPOS DE BENEFICIOS E PROGRAMAS DE INCENTIVOS EXISTENTES?

Renumeração variável e plano de bonificações, sistema de renumeração fixa é capaz de garantir a motivação dos funcionários. O plano de bonificação anual é um exemplo de remuneração variável. Nele é oferecido um valor monetário ao final de cada ano a determinados funcionários dado o desempenho dos mesmos.

Passo 1

Relação de emprego

O art. 442 da CLT define a relação de emprego pelo modo como desenvolva a relação de trabalho, acolhendo a teoria do contrato-realidade. Se o trabalhador começa a trabalhar na construção, recebe ordens, é remunerado e continua diuturnamente, nasce dessa relação de trabalho o contrato de emprego.

Quando um funcionário ingressa em uma empresa é feito um contrato de trabalho, esse contrato está regido no artigo nº 445 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Existe várias modalidades de contratos de trabalho, alguns podem ser por tempo indeterminado ou por tempo determinados dependendo de cada empresa.

Tipos de contratos de trabalho

Contrato por tempo indeterminado ele é feito sem fixação prévia de sua duração, presumindo-se prolongamento indefinidamente.

Por tempo determinado ele compreende várias espécies como por obra certa, de safra, com data certa de término, de aprendiz e etc.

Em nossa empresa de consultoria, adotamos o contrato de experiência de 45 (quarenta e cinco dias), podendo ser prorrogado por mais 45 dias.

Em nossa consultoria trabalhamos com a jornada de trabalho de 8hrs diárias não podendo ultrapassar. Essa lei está regulamentada na Constituição Federal em seu art. 7º XIII e a CLT art. 58.

Não é computada na jornada de trabalho o período de repouso e refeição (art. 71 §2º da CLT) e o tempo despendido pelo empregado até o local de trabalho, salvo local de difícil acesso ou não servido por transporte público e o empregador fornecer a condução.

Trabalho noturno

A jornada de um trabalhador noturno só pode ser das 22h de um dia até as 5 h do dia seguinte, sendo os trabalhadores, vigia, motorista, segurança, porteiros e trabalhadores de industrias e fabricas. Esses trabalhadores que trabalham em área de risco ou que venha causar danos em sua vida tem por direito receber o adicional de insalubridade e periculosidade.

Os adicionais de insalubridade e periculosidade, é um adicional pago ao trabalhador que exerce, com habitualidade atividades em locais perigosos.

Trabalhador rural é toda pessoa física que em propriedade rural ou rustico, presta serviços de natureza não eventual a empregador rural, sob dependência desde mediante salário.

Empregado doméstico- o trabalhador doméstico é aquele que trabalha de forma continua ou seja frequentemente em casa de família e de finalidade não lucrativa.

Terceirização- É um processo onde uma empresa repassa algumas atividades a terceiros, nas quais se estabelece uma relação de parceria, onde a empresa se concentra apenas em negócio em que atua: EX: contratação de mão de obra como limpeza, segurança e outras.

Trabalhador Autônomo é aquele que exerce sua atividade profissional sem vínculo empregatício por conta própria e com assunção de seus próprios erros.

Convenção coletiva

OS conflitos trabalhistas são resolvidos por convenções e acordo coletivo que visa uma negociação entre empregado e empregador. A negociação coletiva compreende todas as negociações entre o empregador e os empregados com o objetivo de melhorar condições no trabalho, melhorar a relação entre empregado e empregador e nas organizações.

O acordo coletivo: Já o acordo coletivo é um pacto entre uma ou mais empresas com o sindicato de uma categoria profissional, onde são estabelecidas condições de trabalho, aplicáveis a essas empresas (§ 1º do artigo 611 da CLT).

A diferença entre as duas está nos sujeitos envolvidos, enquanto que no acordo coletivo é feito entre uma ou mais empresa e o sindicato da categoria profissional, nas convenções coletivas é realizado no sindicato da categoria profissional e o sindicato da categoria econômica.

Passo 2

Sindicato que representa a categoria dos empregados da empresa:

SINSERTH-MG

Sindicato das empresas de prestação de serviços em recursos humanos e trabalho

Temporário no estado de MG.

O acordo coletivo vigente entre a empresa e o sindicato está sendo aplicado:

A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (134.4 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com