TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É EDUCAÇÃO A DISTANCIA

Dissertações: O QUE É EDUCAÇÃO A DISTANCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.694 Palavras (7 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 7

O QUE É EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?

Modalidade didático-pedagógica no processo ensino/aprendizagem e ocorre com a utilização de meios técnicos e tecnológicos de informação e comunicação, envolvendo estudantes e professores no desenvolvimento de atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Nas aulas por videoconferência, é comum que os alunos estejam juntos, mas em lugar diferente do professor. Por outro lado, quando o estudo ocorre pela internet, é comum que alunos e professores não estejam no mesmo ambiente e acessem o curso e os materiais e recursos didáticos em momentos distintos. Estes dois exemplos ilustram que há diversas possibilidades de distanciamento entre alunos e professores. È de grande valia para a acessibilidade ao conhecimento intelectual, possibilitando o acesso ao ensino de forma mais fácil.

O Instituto Universal Brasileiro e o Instituto Monitor foram os maiores responsáveis pelo ensino a distância no Brasil, com uma gama maior de cursos, como técnico em eletrônica, secretária, técnico em contabilidade dentre outros. Assim como os cursos supletivos, que tiveram grande aceitação da população que optou por essa formação. Com a Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional, criada em 1996, o país deu um grande salto nessa modalidade de ensino, uma vez que nesse período instituíram-se os primeiros cursos superiores, já regimentados pelo Ministério da Educação.

EaD E O SISTEMA TUTORIAL

Empregado nas universidades do século XV como método de ensino e orientação de caráter religioso, com o propósito de induzir a fé e o comportamento moral, passando o tutor no século XX a exercer o papel de orientador e adjunto dos trabalhos acadêmicos, e é com este mesmo significado que congregou aos atuais programas de Educação a Distancia.

O princípio tutorial abrange um conjugado de ações educativas que colaboram para ampliar e fortalecer as aptidões básicas dos educandos, orientando-os a impetrarem progresso intelectivo e independente, e ajudando-os a adotar decisões em vista de seus desempenhos e posições na participação como aluno. A atuação do tutor é de total seriedade, visto que participa na ação ensino-aprendizagem de forma essencial. O tutor orienta, conduz e supervisiona o processo de ensino-aprendizagem. É por mediação dele, também, que se avalizará a efetivação do curso em todos os coeficientes. Ele é um organizador pedagógico, tecnológico e motivacional, capaz de conduzir uma turma empregando os recursos do meio e delineando os temas da aula. Tem como objetivo, promover o processo de aprendizagem, tendo um caráter distinto, motivador e interativo.

Seu papel é de acordar o interesse do aluno pelo estudo, ser resoluto, identificar a aspiração do educando, personalizar o ensino, entender do assunto e aplicar o conhecimento no mercado, mostrar que o aluno é ativo em seu aprendizado, que excita seus discípulos a aprender e avançar no ensino/aprendizagem. Criar um clima afável, de confiança e solidário, estimando e enaltecendo as iniciativas e o empenho do aluno, ampliando a interação, ele enriquece o aprendizado do aluno com seu conhecimento e experiências, apaziguando possíveis tumultos e... Sendo empático, predicado capital no processo da aprendizagem e, na atenção a evasão e reprovação. Deve possuir capacidade teórica, técnica, tecnológica e pedagógica, especifica da área. Percepção interdisciplinar e metódica, visão e aptidão de pesquisa, administração de processos e de situações de aprendizagem. O tutor é o elo entre a instituição de ensino-curso e o aluno.

AS TECNOLOGIAS NO ENSINO A DISTÂNCIA

Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) são programas, concedidos na internet, que possuem instrumentos para a criação, tutoria e gestão de atividades, ajudando na elaboração de cursos, harmonizando a disponibilização de conteúdos, dialogo e intercâmbio entre pessoas e grupos, na procura pela edificação do conhecimento através da aprendizagem colaborativa.

Os ambientes virtuais de aprendizagem apresentam um acervo de tecnologias da informação e comunicação (TIC) que consentem desenvolver as atividades no tempo, espaço e ritmo de cada integrante. Há inúmeras ferramentas de comunicação que junto com a concessão de materiais no AVA, promovem o processo de ensino/aprendizagem e incentivam a cooperação e interação entre os participantes. As ferramentas de auxílio são as que proporcionam espaço de publicação e disposição do trabalho dos participantes. Já as ferramentas de coordenação são aquelas que servem de suporte para a organização de um curso.

A educação à distância, no Brasil só é possível por conta do progresso tecnológico, que proporciona aos estudantes da educação superior uma boa cifra de subsídios de um modo mais instantâneo, onde o aprendizado fica mais simples, se for utilizado de uma forma adequada. A tecnologia empregada nesse método permite que a informação esteja continuamente disponível para o aluno, habilitando-o e aperfeiçoando seus conhecimentos, preparando-o para o mercado de trabalho.

Lidar com a tecnologia não é tão difícil, mas ainda hoje existem muitos que não estão familiarizados com o uso dela e encontram dificuldades em utilizá-la em benefício de seu aprendizado. A EaD utiliza várias metodologias tecnológicas, valorizando o ambiente de ensino, proporcionando meios para que o aluno possa se adaptar da melhor forma plausível no ambiente virtual de aprendizagem. Esta ferramenta facilita a comunicação entre o aluno e os seus tutores, sobretudo o tutor a distância, que tem o papel de elucidar dúvidas pelo meio de fóruns de discussão pela Internet, participação em videoconferências, e-mails, chat, de acordo com a concepção pedagógica.

Para o bom desempenho do aluno, é mister que o curso de EaD, tenha recursos tecnológicos que oferecem facilidades na internet de modo a prover o aprendizado do mesmo. Necessita possuir algumas particularidades como a facilidade de navegação, expedientes visuais e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com