TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É TECNOLOGIA ?

Artigo: O QUE É TECNOLOGIA ?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  1.383 Palavras (6 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 6

O que é tecnologia ?

Tecnologia é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. É o encontro entre ciência e engenharia, englobando desde processos simples tais como uma colher de madeira e a fermentação da uva, até as ferramentas e processos mais complexos já criados pelo ser humano, tal como a Estação Espacial Internacional e a dessalinização da água do mar. Freqüentemente, a tecnologia entra em conflito com algumas preocupações naturais de nossa sociedade, como o desemprego, a poluição e outras muitas questões ecológicas, filosóficas e sociológicas.

Origem da palavra.

A palavra tecnologia aparece no século XVIII (1765) e deriva do grego tékhne – "arte, indústria, habilidade" – e de tekhnikós – "relativo a uma arte". E de logos – "argumento, discussão, razão" – e logikós – "relativo à raciocínio" –, derivado de légo – "eu digo".

Ou seja, a tecnologia em sua etimologia – em sua palavra verdadeira – e em nossa definição é o conjunto de conhecimentos, argumentos, razões em torno de uma arte, de um fazer determinado, cujo objetivo é satisfazer às necessidades humanas. Daí que o termo "logía" seja entendido também como ciência".

O que é tecnologia da informação ?

É a área de conhecimento responsável por criar, administrar e manter a gestão da informação através de dispositivos e equipamentos para acesso, operação e armazenamento dos dados, de forma a gerar informações para tomada de decisão.

A TI é uma grande força em áreas como finanças, planejamento de transportes, design, produção de bens, assim como na imprensa, nas atividades editoriais, na produção musical e cinematográfica, no rádio e na televisão. O desenvolvimento cada vez mais rápido de novas tecnologias de informação modificou as bibliotecas e os centros de documentação (principais locais de armazenamento de informação), introduzindo novas formas de organização e acesso aos dados e obras armazenadas; reduziu custos e acelerou a produção dos jornais e possibilitou a formação instantânea de redes televisivas de âmbito mundial.

Além disso, tal desenvolvimento facilitou e intensificou a comunicação pessoal e institucional, através de programas de processamento de texto, de formação de bancos de dados, de editoração eletrônica, bem como de tecnologias que permitem a transmissão de documentos, envio de mensagens e arquivos, assim como consultas a computadores remotos (via rede mundiais de computadores, como a internet). A difusão das novas tecnologias de informação trouxe também impasse e problemas, relativos principalmente à privacidade dos indivíduos e ao seu direito à informação, pois os cidadãos geralmente não têm acesso a grande quantidade de informação sobre eles, coletadas por instituições particulares ou públicasAs tecnologias da informação não incluem somente componentes de máquina. Existem tecnologias intelectuais usadas para lidar com o ciclo da informação, como técnicas de classificação, por exemplo, que não requerem uso de máquinas apenas em um esquema. Esse esquema pode, também, ser incluído em um software que será usado, mas isso não elimina o fato de que a técnica já existia independentemente do software. As tecnologias de classificação e organização de informações existem desde que as bibliotecas começaram a ser formadas. Qualquer livro sobre organização de bibliotecas traz essas tecnologias.

Exemplos de tecnologia:

- Tecnologias clássicas: Agricultura, Astronomia, Roupa, Fogo, Medicina, Mineração, Parafuso, Roda, Transportes e Escrita;

- Tecnologias avançadas: Genética, Biotecnologia, Armazenamento de energia, Purificação de água, Instrumentação, Metalurgia, Microondas, Microtecnologia, Microfluidos, Engenharia molecular, Nanotecnologia, Reator nuclear, Energia nuclear, Fusão nuclear, Raios X, Armas nucleares, Armas químicas e Armas biológicas;

- Tecnologias de comunicação: Satélite artificial, Fotografia, Vídeo, Reprodução de música, Gravação digital e Tecnologia de áudio e som;

- Tecnologia elétrica fundamental: Eletricidade, Resistor, Indutor, Energia elétrica, Capacitor, Geração de eletricidade, Transmissão de energia elétrica, Distribuição da eletricidade, Controle de energia, Motor elétrico, Tecnologia de informação, Semicondutor, Tubo de vácuo, Eletrônica, Transistor, Circuitos integrados e Informática.

Vantagens e desvantagens:

Existe um equilíbrio muito tênue entre as vantagens e as desvantagens que o avanço da tecnologia traz para a sociedade. A principal vantagem é refletida na produção industrial: a tecnologia torna a produção mais rápida e maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com