TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é A Pedagogia E Quem é O Pedagogo"

Casos: O Que é A Pedagogia E Quem é O Pedagogo". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 2

DESENVOLVIMENTO

No entendimento de que formação inicial e continuada, bem como práticas de formadores e de formandos acontecem de modo interdependente e interquestionador, analisamos e ressaltamos, no mesmo momento-movimento, aquelas competências e habilidades referenciadas aos saberes da formação que vêm constituindo as identidades da Pedagogia.

Se o ato pedagógico liga-se à possibilidade de agir sobre os meios da natureza que são potencialmente intrínsecos ao homem, no contexto aristotélico esse ato visa dentre outras questões, tornar o homem lúcido, proporcionar-lhe uma relação de interioridade com o saber, levar o aprendiz ao exigente movimento de criar e eleger para si mesmo uma compreensão racional da realidade seja ela empírica ou inteligível. E, consequentemente, encaminhá-lo ao pensamento e a vontade dirigida às ações humanas nobilitantes. Para Aristóteles,

“quem é virtuoso, com efeito, julga retamente todas as coisas e em cada uma se lhe mostra o verdadeiro. Na realidade, as coisas aptas a cada uma das disposições são belas e aprazíveis, e o homem virtuoso difere dos outros sobretudo porque vê a verdade em todas as coisas, sendo ele o cânon e a medida delas. Na maioria dos homens, ao invés, parece surgir o engano através do prazer, que parece bem, mesmo não o sendo. Por isso eles escolhem como bem o que é aprazível, e fogem como mal do que é doloroso.”

A palavra pedagogo tem origem grega, que significa paidós (criança) e agogé (condução), ou seja, conduzir a criança ao conhecimento, ao aprendizado. Esse profissional atua em processos pedagógicos e também educativos, ou seja, relacionados com o ensino. Ele pode atuar inclusive em empresas e hospitais, desenvolvendo projetos educativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com