TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Pedagogia?

Trabalho Escolar: O Que é Pedagogia?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2014  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 5

Pedagogia é se doar à educação, ao ensino de qualidade, as inovações para o conhecimento a fim de gerar o conhecimento desejável. Ela vai além da arte de ensinar, pois também faz descobertas a cada ensinamento.

Saviani (2008, p. 1), faz uma definição de Pedagogia quando diz:

[...] Entendida como o modo de apreender ou de instituir o processo

educativo [...] a pedagogia desenvolveu-se em íntima relação com a prática

educativa, constituindo-se como a teoria ou ciência dessa prática, sendo, em determinados contextos, identificada com o próprio modo intencional de

realizar a educação.

Quem se forma em pedagogia está habilitado a atuar dentro das escolas. Esta atuação pode envolver a educação infantil, que corresponde a creches e pré-escola, o magistério nas séries iniciais do ensino fundamental, que seria do primeiro ao quinto ano, podendo ensinar matérias pedagógicas em cursos normais, na área de gestão nas escolas, e na coordenação pedagógica.

Porém quem é educador se depara com todas faixas etárias, a pedagogia é direcionada a quem quer aprender a instruir, a educar, a ensinar, a transformar o ser humano.

Então quem seria o pedagogo?

Segundo Cruz (2011, p. 152), para “ser pedagogo requer fazer pedagogia, é teorizar a educação”. O curso de Licenciatura em Pedagogia visa desenvolver um pedagogo preparado para planejar, coordenar, executar e avaliar processos educativos, além de produzir, aplicar e difundir o conhecimento. Acompanha e avalia o processo de aprendizagem e as aptidões de cada aluno. Pode trabalhar também com portadores de deficiências físicas ou intelectuais, auxiliando em sua inclusão na sociedade, ou com educação a distância.

O pedagogo deve executar com essencialidade a melhoria da qualidade educativa. Ele tem que, como objetivo, despertar o interesse, o desejo do saber e do conhecer nos alunos. As habilidades e competências que um pedagogo tem que ter quando ele sai do curso estão relacionadas a lidar com o outro de uma forma educacional.

Tem que saber se relacionar com o aprendiz, buscando sempre o compreender. Por isso é indispensável que ele saiba como lidar com as pessoas. Estar em constante aprendizado é essencial para construir uma boa relação entre educador e educando.

Na verdade, tem que ter paixão em lidar com pessoas. Precisa também ter algumas habilidades interpessoais, ter motivação para ter uma base que fortaleça sua atuação. É importante estar aberto a novas possibilidades, à desafios. É arriscar-se com diferentes métodos de ensino.

Porém percebemos que nas salas de aulas a maioria dos professores não estão preparados para lidar com formas diferentes de ensino, na verdade eles se preocupam em seguir a risca o conteúdo, sendo que poderia estar incentivando e criando estratégias para que o aluno aprenda de uma maneira mais fácil e tenha gosto em aprender toda disciplina.

Embora haja um desprestígio da carreira, do salário não ser atrativo e de cair o número de candidatos que buscam cursos superiores nesta área, especialistas garantem que o mercado de trabalho está cada vez mais amplo.

Diante das novas necessidades educacionais, atualmente, o pedagogo deixou de ser apenas aquele profissional de educação que atua dentro das escolas. Ele usa a didática para ensinar tanto em ambientes escolares como ambientes não escolares, desenvolvendo a melhor forma de transmitir o conhecimento.

Podemos ver que ele é um profissional que atua com os mais diversos processos relacionados ao ensino, podendo trabalhar inclusive em empresas, desenvolvendo projetos educativos. Para além do espaço escolar, o pedagogo é procurado para atuar no meio empresarial, em funções cuja principal aptidão é saber como ensina.

Apesar de todas as características, funções e obstáculos que esse novo pedagogo tem, acredito que ele precisa de motivação. Segundo Chiavenato (2000), é difícil definir exatamente o que é motivação, pois essa palavra é utilizada em diferentes sentidos. A motivação deve funcionar em termos de forças ativas e impulsionadoras, ou seja, funciona como “desejo” e “receio”.

O pedagogo pode até ter medo, receio de enfrentar novos caminhos, tomar novas direções, mas se ele é motivado pelo desejo de buscar o melhor, de satisfazer seu objetivo ligado à atividade de aprendizagem.

De

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com