TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Planejamento Urbano

Artigo: O Que é Planejamento Urbano. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Artigo  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO DE PLANEJAMENTO URBANO

O planejamento urbano é o processo de criação e desenvolvimento de programas que buscam melhorar ou revitalizar certos aspectos (como qualidade de vida da população) dentro de uma dada área urbana (como cidades ou vila); ou do planejamento de uma nova área urbana em uma dada região, tendo como objetivo propiciar aos habitantes a melhor qualidade de vida possível. O planejamento urbano, segundo um ponto de vista contemporâneo (e, em certa medida, pós-moderno), tanto enquanto disciplina acadêmica quanto como método de atuação no ambiente urbano, lida basicamente com os processos de produção, estruturação e apropriação do espaço urbano. A interpretação destes processos, assim como o grau de alteração de seu encadeamento, varia de acordo com a posição a ser tomada no processo de planejamento e principalmente com o poder de atuação do órgão planejador.

Na região metropolitana de Curitiba, os mananciais de abastecimento público de água, atualmente em uso, têm previsão de vida útil para mais trinta e cinco anos, caso não sejam tomadas medidas mitigadoras da degradação existente. Uma das causas do agravamento da situação está nas ocupações sobre as áreas de mananciais, que tiveram origem em processos anteriores a 1950, na forma de parcelamentos desconectados das sedes urbanas.

Atualmente, a ocupação de áreas dos mananciais a leste, situada principalmente nos municípios de Pinhais, Piraquara e São José dos Pinhais, é densa e amplia-se velozmente, especialmente devido a invasões e ocupações irregulares.

Vimos que a estratégias previstas no PDI/78, principalmente em relação á preservações dos recursos hídricos regionais não foram realizadas por obras e ações suficientes para evitar a degradação ambiental.

Foi desenvolvido na cidade pólo o planejamento urbano sem nenhuma ligação com sua região metropolitana e sem nenhuma consideração aos ecossistemas regionais, a água nunca foi o principal item no planejamento urbano do pólo ou da região. O planejamento defende a nova abordagem para a gestão metropolitana, e aos princípios ambientais, levar as condições ambientais em consideração ajuda na preservação dos recursos naturais e da capacidade de o ambiente se recuperar dos danos causados pela urbanização, além de proporcionar um bem-estar maior à população.

Qual a principal questão abordada no texto?

Planejamento urbano, planejamento urbano ambiental, fala sobre processo em que as cidades de uma região metropolitana (ou apenas uma cidade fora de região metropolitana) estão em via de se tornarem uma metrópole, ou seja, prestes a abrigar mais de 1 milhão de habitantes em uma região ou apenas em uma cidade (metropolização).Foi visto também as estratégicas previstas no PDI/78, recursos hídricos e o sobre o loteamento, desmembramento e parcelamento do solo.

Conclusão

O Planejamento Urbano lida com processo de criação e desenvolvimento de programas e serviços que visam melhorar a qualidade de vida da população de áreas urbanas (como cidades ou vilas) existentes ou a serem planejadas. O texto aborda o tema relacionado ao planejamento urbano, ligado a região metropolitana de Curitiba, os mananciais de abastecimento público de água atualmente em uso,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com