TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Recursos Humanos

Seminário: O Que é Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  Seminário  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

O que é Recursos Humanos?

Dentro de uma empresa, cabe ao RH fazer as seleções, contratações, treinamentos, folha de pagamento, etc.

Na Gestão de Recursos Humanos, são formados profissionais capacitados para exercer essas funções citadas acima.

Esse profissional fica encarregado de gerenciar os planos de carreira, determinar a política salarial, verificar a necessidade de contratar novos colaboradores e realizar melhorias como a reciclagem de funcionários e treinamentos.

Primeiramente vamos falar de como funciona o processo de admissão de funcionários. É realizada a convocação de candidatos para a seleção, depois serão recrutados aqueles que tiverem o perfil que a empresa deseja, a partir daí o Departamento Pessoal (que faz parte do RH) pede a documentação necessária para a contratação.

O funcionário pode usufruir do Departamento Pessoal, recebendo seu salário e outros benefícios atribuídos ao cargo que ocupa. Os profissionais que atuam nesse setor elaboram folha de pagamento, cálculos de tributos e controles de frequência. Tudo de acordo com as normas legislativas que defendem os direitos dos trabalhadores.

O departamento tem também o papel de desligamento do funcionário, mas seja para recrutar novos empregados, auxiliar os atuais ou cuidar do desligamento, a verdade é que o departamento de Recursos Humanos está cada vez mais ganhando espaço dentro das empresas modernas.

Juntamente com o crescimento, surge a necessidade de profissionais capacitados para trabalhar nesse setor, e o empregado dessa área deve saber muito mais do que apenas contratar e demitir. É necessário saber quais são os direitos e deveres de empregados e empregadores.

Deve ser bem humano e imparcial, pois o próprio nome já diz Recursos Humanos. Deve sempre estar atualizando seus conhecimentos, pois o mercado de trabalho quer pessoas inovadoras e com atitude.

Veja abaixo um fluxograma com o passo-a-passo de uma contratação:

Processo Admissional Procedimentos

Não

Sim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com