TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Sindicalismo?

Por:   •  22/5/2016  •  Seminário  •  3.095 Palavras (13 Páginas)  •  796 Visualizações

Página 1 de 13

SINDICALIsMO

O QUE É?

É UM MOVIMENTO SOCIAL DA CLASSE DOS TRABALHADORES E ASSALARIADOS EM SINDICATOS.

OBJETIVO

TEM COMO PRINCIPA OBJETIVO, ESTUDAR E PROTEGER SEUS INTERESSES PARA MELHEReS CONDIÇÕES DE TRABALHOS.

Podem ser entendido como uma doutrina politica.

O QUE É SINDICATO?

É UMA ASSOCIAÇÃO QUE  VISA , A DEFESA E INTERSSES ECONÔMICOS, POLÍTICAS E PROFISSIONAL  DE INDIVIDUOS(EMPREGADOS E EMPREGADORES),EXISTE  SINDICATO DOS TRABALHADORES EX:SINDICATO DOS CARTEIROS E SINDICATO DOS EMPRESÁRIOS(SINDICATO PATRONAIS).

OS SINDICATOS SÃO RESPOSÁVEIS PELA ORGANIZAÇÃO DE  MOVIMENTOS SOCIAIS COM A GREVE E MANIFESTAÇÕES VOLTADAS PARA MELHORIAS SALÁRIAIS E CONDIÇÕES DE TRABALHO DA CATEGORIA.ORGANIZAM TAMBÉM PALESTRAS ,REUNIÕES E CURSOS VOLTADOS  PARA  APERFEIÇOAMENTO PROFISSINAL.

EXITEM AS CENTRAIS SINDICAIS QUE REUNEM SINDICATOS DE VARIAS CATEGORIAS  AS PRINCIPAIS SÃO:CUT (CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES) E FORÇA SINDICAL.

OS SINDICATOS SÃO MANTIDOS PELA CONTRIBUIÇÃO SINDICAIS PAGOS PELOS TRABALHADORES ASSOCIADO.

O Sindicalismo surgiu paralelamente ao capitalismo, pouco tempo depois se espalhou pelo mundo

O sindicalismo tem sua origem com a crescente industrialização na Europa verificada a partir do século XVIII, quando se consolidou as duas principais classes no capitalismo (burguesia e proletariado), evidenciando a partir desse momento o antagonismo nos interesses entre elas.

Com a industrialização, o sistema fabril muda o cenário das cidades europeias, os operários, submetidos às longas jornadas de trabalho, chegando a 16 horas diárias; a precarização das condições sociais e de moradia; a substituição de parte considerável da mão-de-obra pela maquinaria levou a uma primeira impressão de que era a máquina a responsável pela sua situação.

Em maior ou menor grau, os países daquele continente apresentavam já, um avanço na exploração capitalista do trabalho, e, é na Inglaterra que aparecem as primeiras experiências de organização dos trabalhadores contra tal exploração na primeira e segunda década do século XIX.  capitalista é o proprietário dos meios de produção (fábricasmáquinasmatéria-prima) e o proletário era proprietário apenas de sua força de trabalho. 

É através desta situação que o proletariado percebe a necessidade de se associarem e, juntos, tentarem negociar as suas condições de trabalho. Com isso, surgem os sindicatos, associações criadas pelos operários, buscando lhes equiparar de alguma maneira aos capitalistas no momento de negociação de salários e condições de trabalho, e impedir que o operário seja obrigado a aceitar o que lhe for imposto pelo empregador.

Durante a revolução francesa surgiram ideias liberais, que estimulavam a aprovação de leis proibitivas à atividade sindical, a exemplo da Lei Chapelier, que, em nome da liberdade dos Direitos do Homem, considerou ilegais as associações de trabalhadores e patrões. As organizações sindicais, contudo, reergueram-se clandestinamente no século XIX. No Reino Unido, em 1871, e na França, em 1884, foi reconhecida a legalidade dos sindicatos e associações

Sindicalismo no Brasil 

No Brasil, com a abolição da escravatura e a proclamação da República, a economia se diversificou, e as atividadesmanufatureiras surgiram nos centros urbanos e no litoral brasileiro, atraindo levas de imigrantes vindos da Europa. Os imigrantes que chegavam tinham experiência de trabalho assalariado e de um leque de direitos trabalhista conquistados no mundo desenvolvido. Chegando ao Brasil, se deparavam com uma sociedade atrasada no quesito direitos e com práticas escravocratas. Rapidamente, esses homens começaram a se organizar, formando o que viriam a ser os sindicatos 

O ano de 1858 assiste a primeira greve, a dos tipógrafos do Rio de Janeiro. Estes se rebelaram contra as injustiças patronais reivindicando melhorias salariais. Tendo sido vitoriosa, inaugurou-se a partir de então, as greves que se expandiram para as demais categorias..

O movimento sindical mais forte no Brasil ocorreu em São Paulo, onde os imigrantes integravam a massa de trabalhadores das fábricas e indústrias. Os sindicalistas mais ativos eram os anarquistas italianos, que, surpreendendo os governantes, desencadearam uma onda de rebeliões, ulteriormente contida mediante violenta repressão policial

Em 1930, o Governo Federal criou o Ministério do Trabalho e em 1931 regulamentou, por decreto, a sindicalização das classes patronais e operárias. Criou as Juntas de Conciliação e Julgamento e, com a promulgação da Constituição doEstado Novo, a unicidade sindical.

A regulamentação do trabalho e os institutos de previdência social ocorreram também naquele momento histórico

Com o golpe militar de 1964, contudo, os sindicatos e sindicalistas foram duramente reprimidos, limitaram a Lei de Greve e substituíram a estabilidade no emprego pelo Fundo de Garantia, dentre outras medidas. Em 1970, surgiram novas lideranças sindicais

No final da decada de 70 e no decorrer da década seguinte, o sindicalismo viveu seu auge, pois o Brasil estava num momento importante: saindo do regime militar para o democrático.

 Em fins de 78 registraram-se manifestações em Osasco, Guarulhos e São Paulo. Em março de 1979 as greves voltaram com toda foça, no entanto, o governo decretou intervenção nos três sindicatos do ABC, seguiram–se manifestações pela volta dos diretores cassados, realizaram-se assembleias com números impressionantes de pessoas no estádio da Vila Euclides.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (218.2 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com