TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito- Sindicalismo, Sindicato E Categorias

Dissertações: Conceito- Sindicalismo, Sindicato E Categorias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  1.370 Visualizações

Página 1 de 2

Conceitos: Sindicalismo, Sindicato, Categorias

Sindicalismo: É a organização dos trabalhadores com vistas às suas conquistas sociais, políticas e econômicas, frente à classe patronal. Pressupõe a sua organização, ideologia, ações e pretensões.

Origem do Movimento Sindical:

Surgiu no século XVIII com o advento do capitalismo, do trabalho assalariado, dos

primeiros inventos industriais.

Sindicato: É uma associação de caráter permanente, formada por trabalhadores ou

empresários, que exercem a mesma profissão ou atividade econômica, com a finalidade de estudar e defender seus interesses.

Categorias Econômica e Profissional

Categoria Profissional é o conjunto de empregados que, em virtude do exercício de uma mesma atividade de trabalho ou profissão, possuem interesses jurídicos e econômicos próprios e coincidentes.

Categoria econômica congregam os empregadores que compreendem atividades idênticas, similares ou conexas, constituindo vinculo social.

Exemplo: Para a categoria econômica da construção civil, existe o sindicato das indústrias da construção civil, e para a categoria profissional, existe o sindicato dos trabalhadores na indústria da construção civil, ou seja, o sindicato patronal e laboral de cada uma delas.

Não se deve confundir categoria com profissão, que são conceitos distintos. Por exemplo, pedreiro é uma profissão, mas se este profissional for contratado aos serviços de uma indústria têxtil, pertencerá à categoria dos têxteis, devido à atividade preponderante da mesma.

Conclusão - Ambos são conceitos que definem a totalidade de uma classe, o conjunto de seus componentes. Quando se trata de empresas ou empregadores que atuam em um mesmo ramo ou segmento, diz-se categoria econômica. Por sua vez, quando se refere ao conjunto de empregados de determinada profissão ou em determinado ramo, diz-se categoria profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com