TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Varejo?

Exames: O Que é Varejo?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  9.223 Palavras (37 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 37

O que é Varejo?

Varejo consiste em todas as atividades que englobam o processo de venda de produtos e serviços para atender uma necessidade pessoal do consumidor final.O varejista é qualquer instituição cuja atividade principal consiste no varejo,isto é,na venda de produtos e serviços para consumidor final.Quando se fala em varejo,logo surge na mente a imagem de uma loja;porem,as atividades varejistas podem ser realizadas também por telefone,pelo correio,pela internet,e também na casa do consumidor.Quando o fabricantes e atacadista vendem diretamente para consumidor final,estão também desempenhando atividades de varejo,porem não são considerados como varejo,pois essa não é sua principal fonte de receita.O varejista difere do atacadista,pois o atacadista consiste no processo de venda para clientes institucionais que compram produtos e serviços para revende-los ou como insumo para suas atividades empresariais.

Varejo

Varejo Retalho (português europeu) ou varejo (português brasileiro) é a venda de produtos ou a comercialização de serviços em pequenas quantidades, ao contrário do que acontece na venda por atacado. É a venda a retalho, como por partes de um todo, direta ao comprador final, consumidor do produto ou serviço, sem intermediários.

O varejo inclui todas as atividades relativas à venda de produtos ou serviços diretamente ao consumidor final, para uso pessoal e não comercial. Um varejista ou uma loja de varejo é qualquer empreendimento comercial cujo faturamento provenha principalmente da venda de pequenos lotes no varejo. Qualquer organização que venda para os consumidores finais seja ela um fabricante, distribuidor/atacadista ou varejista está executando a atividade varejo. Prestem bem atenção, não importa como os produtos são vendidos (pessoalmente, pelo correio, por telefone, por máquinas de vendas ou pela internet) ou onde eles são vendidos (em uma loja, na rua, na casa do consumidor). Atualmente os consumidores podem adquirir produtos e serviços em uma ampla variedade de organizações de varejo. Há varejistas de loja, varejistas sem loja e organizações de varejo. Conforme cita Kotler os principais tipos de varejistas são: - Lojas de especialidade (possui linha restrita de produtos). - Lojas de departamentos (possui várias linhas de produtos). - Supermercados (operações de autosserviço relativamente grandes, de baixo custo, baixa margem e alto volume, projetadas para atender a todas as necessidades de alimentação, higiene e limpeza doméstica). - Lojas de conveniência (lojas relativamente pequenas, localizadas nas proximidades de áreas residenciais, funcionam em horários prolongados sete dias por semana e exibem uma linha limitada de produtos de conveniência de alta rotatividade, além de sanduíches, café e guloseimas). - Lojas de descontos (possui mercadorias padrão ou especialidades vendidas a preços mais baixos, com margens menores de volume maior). - Varejistas off-price (possui sobras de mercadorias, pontas de estoque e produtos com defeito vendidos a preços inferiores aos de varejo). - Superloja (área de vendas com grande metragem oferece o que os consumidores costumam comprar, além de serviços como lavanderia, lavagem a seco, conserto de sapatos, troca de cheques e pagamento de contas). - Showroom de vendas por catálogo (ampla seleção de mercadorias com preço elevado, alta rotatividade e marcas vendidas com descontos. Os clientes retiram nas lojas a mercadorias que encomendam por catálogo).

Na busca por volume, os fabricantes de grandes marcas colocam seus produtos em todos os lugares. O resultado é que os artigos vendidos nas lojas de varejos estão cada vez mais parecidos.

Varejo-Realidade em Mudança

O varejo vem assumindo uma importância crescente no panorama empresarial no Brasil e no mundo. Noticias sobre varejo aparecem quase diariamente nos cadernos econômicos dos principais jornais brasileiros.Com o acelerado ritmo de consolidação que vem caracterizando as atividades brasileiras,um numero crescente de varejista aparece na relação das maiores empresas do Brasil. À medida que as empresas varejista se expandem,passam a adotar avançadas tecnologias de informação e de gestão,e desempenham papel cada vez mais importante na modernização do sistema de distribuição e da economia brasileira.

Ao longo das ultimas décadas, as instituições varejista vem atravessando um intenso ritmo de transformação. Se viajasse de volta, pelo túnel do tempo, e desembarcasse em uma metrópole brasileira no inicio da década de 60, se ficaria surpreso ao verificar que as maiorias dos atuais formatos de loja não existiam naquela época. Não se encontrariam shopping centers,ou hipermercados,ou lojas de conveniência,ou clubes de compra,ou auto serviços de material de construção,ou lanchonetes fast food,ou restaurantes por quilo,ou redes de franquias,ou locadoras de vídeo,ou pet shops,nem lojas de informática,nem empresas globalizadas como Carrefour ,C&A,Wal-Mart. Ao longo desses 40 anos, muitos modelos de lojas foram cedendo lugar aos novos formatos, mais eficientes e mais adequadas as novas necessidades do mercado consumidor.

Aumento da Globalização

O ritmo de globalização tornou-se especialmente intenso no varejo brasileiro durante os últimos anos. Grandes grupos empresariais estrangeiros aportaram no Brasil,com atividades próprias ou em associação com grupos brasileiros. O Carrefour vem investindo pesadamente em sal expansão, mediante a aquisição de muitos supermercados brasileiros.Outro grupo Frances,o Casino,associou-se,em 1999,ao grupo Pão de Açúcar.O Wal-Mart continua com seus planos de expansão no Brasil.O grupo português Sonae assumiu o controle de varias redes varejistas,totalizando vendas superiores a 2 bilhões de reais.O grupo holandês Ahold associou-se ao Bompreço e busca novas parcerias no pais.As franquias internacionais continua chegando e multiplicando-se.O Mcdonalds mantêm seu ritmo de expansão e , em 1998,foi considerado o maior varejista empregador no Brasil,com mais de 30 mil funcionários.Enquanto a década de 1990 testemunhou o aumento da presença estrangeira no varejo de alimentos,pode-se antever que,a 1º década de 2000,devera registrar uma imensa expansão no Brasil das grandes empresas mundiais de varejo de não-alimentos,setor em que o país ainda se encontra em patamares bem menos desenvolvidos comparados com outros países.

Aumento da Consolidação

Um pequeno numero de empresa estará,cada vez mais,assumindo uma crescente participação no volume dos negócios varejistas.A chegada dos grupos estrangeiros,com vultosos recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com