TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Questionário Indústria

Por:   •  13/6/2023  •  Resenha  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Descreva seu ambiente de trabalho. Escolha quatro pontos a seguir para discussão.

A empresa que vamos realizar essa atividade, faz lumiarias de led, localizada em São Jose dos Pinhais com mais de 15 anos no mercado, tendo o diferencial das outras empresas as luminárias customizadas.

[pic 2]

Existem dois barracões, sendo um para parte da Logística no qual fica toda parte da expedição e do recebimento, e, em outro, fica a parte da produção, onde são fabricados e realizado a montagem das luminárias, a distância entre os barracões é de aproximadamente 10 metros de distância.

Para o processo de montagem das luminárias são necessárias montagens de kits, o qual contém itens como driver, placas especificas e alguns outros componentes, os kits em questão fazem parte do processo como sendo uma atividade de “pré-montagem”, a qual se faz necessária para abastecimento de linha para a realização da montagem final do produto. Os itens dos kits ficam armazenados no barracão de logística, e são separados para serem distribuídos e endereçados nas no barracão de fabricação abastecendo as linhas de montagem conforme fluxo de produção, assim atendendo as demandas diárias conforme configuração e cada kit específico para cada modelo de luminária.

A oportunidade identificada está no excesso movimentação dos produtos o qual é realizado por empilhadeiras e paleteiras manuais, e existe um padrão nessa movimentação, uma vez que a produção respeita um programa de produção para fabricação de luminárias.

Com base nessa oportunidade seguem 4 perguntas escolhidas para resposta a Atividade 1.

1 - Que oportunidade para robótica móvel você identifica em seu ambiente de trabalho?

Nesse processo operador vai até o recebimento para retirada do kit, gerando desperdício de movimentação e espera, e, pensando em automação, também temos desperdício de processos desnecessários. Pensando numa forma de otimizar o processo, promovendo a melhoria contínua e eliminando os desperdícios evidentes, a sugestão é colocar um robô para a execução dessa atividade, onde, a movimentação do kit entre o barracão de logística e o abastecimento ao processo produtivo no barracão de fabricação deve ser realizado pelo robô, o qual, após programação e orientação geográfica se desloca entre os dois barracões abastecendo o processo produtivo. Essa oportunidade agrega valor operação uma vez que podemos utilizar essa mão de obra em operações especificas as quais não são possíveis automações, possui também impacto sobre a segurança, pois reduz a movimentação de pessoas entre barracões e carregamento de cargas. Abaixo um croqui da movimentação de materiais.

[pic 3]

2 - Que tipo de locomoção seria adequado? Rodas, patas, esteiras? Por quê?

A locomoção do robô, seria por rodas, como é um ambiente com asfalto liso e sem obstáculos, fica muito mais fácil se locomover, além do carregamento dos kits, os quais não tem peso acentuado, terem menos atritos no transporte. Elas fornecem uma boa tração e são eficientes em superfícies lisas. Os robôs podem ter duas ou mais rodas, dependendo da necessidade de estabilidade e manobrabilidade.

3 - O que você sabe sobre IA? Como pode ser inserida em seu ambiente de trabalho?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com