TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Rapaz do Pijama às Riscas

Por:   •  13/12/2021  •  Bibliografia  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 3

O AUTOR

John Boyne nasceu em Dublin, capital da Irlanda a 30 de abril de 1971.

Estudou Literatura inglesa e Escrita Criativa.

Começou a escrever histórias aos 19 anos e teve o primeiro romance publicado dez anos depois.

Trabalhou numa livraria dos 25 aos 32 anos.

É autor de vários romances e de livros infantojuvenis, incluindo o best-seller O Rapaz do Pijama às Riscas, publicado em 2006. Foram vendidos mais de 5 milhões de exemplares em todo o mundo e com ele ganhou dois Irish Book Awars, tendo sido adaptado para o cinema em 2008.

A sua obra encontra-se publicada em trinta idiomas e distribuída por mais de quarenta países.

RESUMO DO LIVRO

O livro conta a história de um menino chamado Bruno que tinha 9 anos, filho de um importante comandante do exército alemão, que trabalhava para um ainda mais importante político e governante da Alemanha, conhecido por Fúria.

Bruno vivia com os seus pais e a sua irmã numa mansão em Berlim, até o dia em que o seu pai recebeu uma proposta de emprego irrecusável, que obrigou a que toda a família se mudasse para um lugar chamado Acho-Vil.

Quando soube da notícia, ficou imensamente triste, pois teria de se separar dos seus amigos. Porém, ainda que contrariado, teve de aceitar a decisão do pai.

Quando chegou a Acho-Vil, Bruno achou tudo feio e estranho. O que mais lhe chamou a atenção foi uma vedação gigantesca que dividia a sua nova casa de um campo enorme onde só havia barracões baixos e grandes edifícios quadrados onde deambulavam muitas pessoas, vestidas todas com um pijama às riscas. Perguntou à sua irmã quem eram aquelas pessoas, mas nem mesmo ela sabia a resposta.

Foi então, no último dia em Acho-Vil, que Bruno decidiu passar a vedação e ajudar o seu amigo a procurar o pai. Shmuel trouxe um pijama igual ao seu e os dois ficaram muito parecidos. Bruno atravessou por baixo da vedação e partiram naquela que seria a última aventura juntos. Enquanto procuravam o pai de Shmuel, os dois se misturaram com um grupo de homens que foram levados pelos soldados para uma sala muito quente. Estavam aterrorizados e deram as mãos. A porta da sala fechou-se e tudo ficou escuro, só se ouvindo os gritos abafados de todas as pessoas que lá estavam dentro.

Bruno e Shmuel nunca mais foram vistos, assim como todos os outros que com eles estavam.

As roupas deixadas por Bruno perto da vedação só foram encontradas dias depois pelo seu pai.

AS MINHAS IMPRESSÕES

O que mais me cativou no livro O Rapaz do Pijama Riscado, foi a forma como o autor John Boyne deu a conhecer uma época e acontecimentos tão trágicos, através do olhar ingénuo e puro de uma criança, tornando a leitura leve e viciante.

Se tivesse sido escrito de forma precisa e real, de certeza que eu não conseguiria ler este livro, dada a desumanidade e atrocidade dos factos.

Se eu não tivesse pesquisado e falado com pessoas que me explicaram algumas coisas sobre esse período terrível da história da humanidade, ao ler o livro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com