TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Reflorestamento no Cerrado

Por:   •  4/3/2021  •  Resenha  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O Cerrado é o segundo maior Bioma do país, depois da Floresta Amazônica, é um ecossistema de vital complexidade que ocupa 20% do território brasileiro. Em termos de biodiversidade, o Cerrado é considerado a savana mais abundante do mundo, com mais de dez mil espécies de plantas, grandes rios, fauna e florestas únicas, esse ecossistema é tão precioso quanto a floresta amazônica. No cerrado brasileiro, a principal região de expansão agrícola recente do Brasil, a intervenção gradual da agricultura mecanizada, extensas pastagens e plantações agrícolas acelerou a destruição de florestas virgens e tornou a erosão do solo mais grave. Têm provocado também desequilíbrios no balanço hidrológico e ameaçado a diversidade animal e vegetal, afetando as populações que residem nestas regiões e que mantêm uma alta dependência dos recursos naturais deste bioma.

Até meados da década de 1960, com base no uso de pastagens naturais, a ocupação esparsa do Cerrado era principalmente de pecuária de subsistência. Havia um exemplo na época de que o solo ácido, profundo e de baixa fertilidade do Cerrado não era adequado para a agricultura em larga escala. Somente árvores e arbustos tortuosos poderiam sobreviver nesse tipo de solo com baixa aptidão agrícola.

Atualmente, o Cerrado é a principal região do Brasil em termos de produção de grãos, principalmente soja, milho, algodão e café irrigado, com destaque ainda para produção de carne bovina e açúcar/etanol. Tendo em vista todo esse poder econômico que o Cerrado tem, podemos imaginar quantas pessoas estão envolvidas diretamente e indiretamente, o grau de responsabilidade pelo alto nível de desmatamento ou queimadas no Brasil. Assunto delicado a falar pois traz muito sucesso econômico, porém no âmbito ambiental não tem tanto do mesmo. Requer soluções que visam incentivar o desenvolvimento socioeconômico, sem comprometer a sustentabilidade dos recursos naturais.

O reflorestamento é um método alternativo para reverter essa situação, porque é uma ação ambiental que visa realocar áreas onde a vegetação desapareceu por forças naturais (como incêndios) ou ações antrópicas (incêndios, exploração madeireira, expansão de áreas agrícolas, incêndios). Junto com uma técnica mais promissoras para o Cerrado alcançar uma agricultura ambientalmente sustentável é a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), porque promove a restauração de pastagens degradadas e incrementa diferentes sistemas de produção com as mesmas propriedades, como grãos, fibras, carne, leite e energia agrícola. Se esforça para otimizar e fortalecer a fertilidade do solo, aplicando técnicas e sistemas de plantio apropriados, melhorando assim a fertilidade do solo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (25.7 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com