TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Psicopedagógico

Por:   •  22/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO PSICOPEDAGÓGICO

I – IDENTIFICAÇÃO

Nome da Aluna: K.

Data de Nascimento:

Idade:

Nome do Pai:

Nome da Mãe:

Instituição de Ensino:

INTERESSADO:

PROFISSIONAL RESPONSÁVEL:


II – APRESENTAÇÃO

A aluna foi encaminhada a essa instituição. A queixa encaminhada segundo relatório pedagógico realizado pela professora da aluna em questão,a mesma apresenta dificuldades atencionais e de interpretação. Esta avaliação terá, portanto o objetivo de averiguar se a aluna em questão possui tais dificuldades.

        O agendamento da avaliação foi realizado diretamente com a responsável para o dia

        Nesse dia esteve presente durante o atendimento a Professora de Educação Especial/Psicopedagoga.

        Na ocasião a avó apresentou-se junto com a aluna no dia e horário marcado onde ocorreu a coleta dos dados necessários para a realização da entrevista.


III -MÉTODOS E INSTRUMENTOS UTILIZADOS

        

Para avaliação psicopedagogica foram utilizados os seguintes instrumentos:

  • Conversa Dirigida
  • Teste da Figura Humana
  • Teste da Família Cinética
  • T.D.E. - Teste de Desempenho Escolar

Instrumento psicométrico utilizado para oferecer uma busca de forma objetiva na avaliação das capacidades fundamentais para o desempenho escolar, visando a escrita, aritmética e leitura.


IV – DESCRIÇÃO

        Num primeiro momento foi utilizada conversa dirigida onde a aluna mostrou-se receptiva, comunicativa, tensa em relação ao que seria proposto e não apresentava inquietação motora. Tinha conhecimento do motivo pelo qual estava sendo avaliada, demonstrando, portanto capacidade de organização mental. Mostrou-se interessada em querer aprender e significativamente envolvida com a equipe de sua escola.

No inicio do atendimento utilizou um tom de voz baixo que foi se modificando, chegando ao final com certa excitação, falando mais do que o normal para a situação apresentada. Com isso a aluna deixou claro a necessidade de ser ouvida, não se limitando simplesmente em responder o que havia sido perguntado, fazendo com que ultrapassasse o tempo previsto para aquela abordagem.

No Teste da Figura Humana demonstrou ser detalhista e foi fiel a sua caracterização dando ênfase a certos aspectos relacionados à escola. No desenho apresentado representou a questão que mais a preocupa. Nesse ponto relatou que sente dificuldade em se concentrar por conta do barulho da sala e que gostaria de ter mais atenção/concentração durante as aulas.

Em relação ao Teste da Família Cinética realizado logo em seguida ao da Figura Humana pode-se observar uma queda na qualidade. A estrutura física mostrou-se precária, pois ocorreram omissões de: pescoço, nariz e mãos. Tronco, braços e as pernas aparecem desproporcionais.

De acordo com o Teste de Desempenho Escolar – T.D.E. a aluna apresenta um desempenho inferior no subteste de escrita, e um desempenho médio em aritmética,  salientando-se que em leitura situa-se numa faixa inferior aquele esperado para o seu nível de escolarização. Realiza trocas fonéticas esporadicamente, indicando que o treino auxiliaria na dificuldade apresentada.

Assim, os resultados de K parecem evidenciar que quanto ao seu desempenho escolar na área de linguagem apresenta algumas dificuldades na decodificação. Esses resultados indicam que seria adequado a realização de uma avaliação mais especifica na área da leitura e escrita, buscando elucidar em que aspectos residem as dificuldades de K. , utilizando-se então outros instrumentos de avaliação que envolvam leitura e escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (88.2 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com