TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Renascimento

Pesquisas Acadêmicas: O Renascimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/1/2015  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

Movimento de renovação intelectual e artística que atinge seu apogeu no século XVI.

2. Com origem no humanismo, a noção de renascimento dizrespeito à restauração dos valores e culturas do mundo clássico greco-romano. – Podemos dizer que é o reviver de algo que se encontrava morto.

3. O ideal da filosofia renascentista é marcadopela crença em uma capacidade ilimitada da criação humana. – Transformação não ó cultural, como econômica, social, política e religiosa.

4. Visão para a realidade humana e não mais para osobrenatural – Divino.

5. Posição dá inicio ao humanismo - + estudo e glorificação do ser humano. – Consciência do tempo – Parte intelectual do Renascimento.

6. Início na Itália – Século XI –Desenvolvimento do comercio – surgimento da vida urbana – que transforma qualitativamente a base material da sociedade. Instituição do mecenato. – Nova ordem de valores e novo sistema - Burguesia –Expressão de uma nova mentalidade gerada pelo advento do capitalismo. Mudança de hierarquia social – critério do nascimento para quem tem $ - Patrocínio para atrair negócios. Status social.As Utopias: A mais conhecida do período é de Thomas Morus (1478-1535) chamada de A Utopia, na qual trata-se de uma ilha ode seus habitantes haviam alcançado a paz, a concórdia e a justiça. Significativamente, o autor batiza sua ilha de Utopia, nome que significa “nenhum lugar” – único espaço onde parece ter um dia reinado a harmonia, o equilíbrio e a virtude.Sendo mais realista do que seus contemporâneos utopistas, fez de sua obra O Príncipe, um manual de ação política, cujo ideal é a conquista e manutenção de poder, além de como deve agir o soberano para alcançar o poder e preservar o poder, como manipular a vontade popular e usufruir seus poderes e alianças, como assegurar exércitos fiéis e corajosos, como castigar os inimigos, como recompensar os aliados, como destruir na memória do povo, a imagem dos antigos líderes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com