TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Renascimento

Tese: O Renascimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/7/2013  •  Tese  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Sociologia

Sociologia

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 50 000 Trabalhos e Monografias

Categoria: Psicologia

Enviado por: fabiana1974 07 abril 2013

Palavras: 1028 | Páginas: 5

1 – O Renascimento

1) Qual era a forma de identidade social do homem medieval?

R: Suas características mais essenciais é o ser religioso que este homem era. Fruto de um período extremamente religioso,esse modelo humano era influenciado pela mais alta expressão de ciência religiosa: a teologia. E quanto aos incrédulos, esse tipo de homem era quase inexistente, estes seriam os judeus, os infiéis e os pagãos na idade Média.

O homem medieval é criatura de Deus. Sua história tem início e está contido no livro de Gênesis, onde o homem ganha a natureza por herança, como forma de alimentação e sobrevivência. Por isso ele foi vocacionado para ser senhor de uma natureza dessacralizada, da terra e dos animais.

2) O que você aprendeu neste capítulo sobre a mentalidade do homem renascentista?

R: Os intelectuais renascentistas procuravam viver intensamente a vida terrena, com um grande desejo de fama e de glória, interessando-se cada vez mais por si próprios,sendo bem individualistas. Procuravam o modelo de “Homem Ideal”, que passava por uma educação completa de boa formação cívica, intelectual e física. Nessa formação era essencial o estudo do latim e do grego, para se poder ler as obras dos autores clássicos.

3) Como a tutela da Igreja impedia o florescimento do pensamento e da crítica social?

R: Exercendo um papel fundamental para o interesse dos Senhores Feudais.

Criando uma norma de conduta que foi batizada como a "Ética Paternalista Cristã".

Essa norma de convivência social era ditada pelo Clero como sendo a atuação Divina na divisão de classes. Sendo assim, era vontade de Deus que alguns fossem ricos e tomassem as decisões pelo bem geral do povo. Esse povo, como prova de aceitação às leis de Deus, deveriam demonstrar fidelidade para com o seu senhor.

4) Você acha que, hoje, a Igreja Católica impede ou incentiva o desenvolvimento do pensamento da crítica social? Faça uma pesquisa a respeito utilizando notícias sobre as campanhas empreendidas pela Igreja e que estão presentes nos meios de comunicação de massa.

R: Em minha opinião ela impede,porque tem suas próprias crenças e regras a serem seguidos e não da liberdade de pensamentos para que as pessoas possam expressar suas opiniões,já que ela (a igreja)tem um grande poder aquisitivo em seu poder,é ela mesma quem dita as regras a serem seguidas,e aqueles que querem devem se adequar a ela,sem expressar suas opiniões.

5) O que você entende por utopia? Escreva com suas palavras a partir do que foi expresso no texto.

R: Entendo que na história do conhecimento trata-se de um estado de perfeição sempre imaginário.Na medida, entretanto, em que a utopia enfoca um estado de perfeição, ela realiza, por oposição, um exercício de análise, crítica e denúncia da sociedade vigente. O estado de perfeição ensejado na utopia é necessariamente aquele

no qual se tornam evidentes as imperfeições da realidade em que se vive.

Mas, apesar de seu caráter de evasão da realidade, a utopia revela uma apurada crítica à ordem social, podendo inclusive se transformar em autêntica força revolucionária, como indicam os grandes movimentos messiânicos vividos pela humanidade, ou seja, aqueles movimentos que têm por meta a redução da humanidade ou a salvação do mundo.

6) Faça uma pesquisa e discuta os significados que as pessoas dão comumente ao termo utopia.

R: Utopia é a idéia de civilização ideal, fantástica, imaginária, referindo-se a uma cidade ou um mundo porém em outro paralelo. Utopia vem de radicais gregos e significa "lugar que não existe". Utopia foi um termo inventado por Thomas More, um escritor inglês e humanista, que ficou impressionado que Américo Vespúcio contou sobre a ilha de Fernando de Noronha, que foi avistada pelos europeus em 1503. More falou que nessa mesma ilha ele poderia construir uma civilização perfeita.

"UTOPIA" é tudo aquilo que esta na imaginação do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com