TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Review de Lain

Por:   •  10/5/2020  •  Ensaio  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Serial experiments Lain, Lain, ou como preferir chamar é uma obra de 1998 escrita por Yoshitoshi Abe, autor de diversas outras obras, como Haibane Renmei; e dirigida por Ryūtarō Nakamura. Entretanto essas são informações facilmente encontradas, basta dar uma pesquisada no Google, e o assunto que pretendo abordar hoje é muito mais profundo.

O contexto

Um dos principais passos para entender essa obra por “completo” é a pesquisa, então eu como um jovem “escritor de reviews”, se posso me chamar assim, fui atrás do contexto histórico da época em que SEL foi escrito.

A produção do anime teve início por volta de 1997, uma era onde a internet e toda essa onda digital ainda era novidade, tanto para homens de negócio, quanto para civis comuns. Uma ótima obra que fala sobre este mesmo tema é “Cyberia” de Douglas Rushkoff, que não por coincidência é o nome da boate presente em vários episódios. Ademais nesta época um novo mercado estava se formando, agora finalmente via-se o despontar de empresas virtuais, assim como também eram vistos hackers profissionais que tinham uma grande taxa de contratação, ou para invadir, ou para proteger tais negócios, entre tantos outros serviços. E é nesse mundo idealista e cheio de novidades e sonhos que surge “Serial experiments Lain”...

Examinando cada episódio, é possível perceber que o anime resolve adaptar da seguinte maneira: de forma individual analisa vários ângulos da formação da internet (lain) no começo sendo inexpressiva e empática e no fim tornando-se opinativa e emocional. SEL é a jornada de um quadro em branco para um ego completo.

Então com esse fato exposto vamos ao próximo ponto, os arcos da história.

Principais Arcos

Podemos dividir SEL em 3 principais arcos: “Apresentação” (1-4), “Inteligência” (5-10) e por último “Encerramento” (11-13).

Apresentação: Em cada episódio um novo elemento é explorado sendo eles:

A Wired: Lain

Garotas: colegas de Lain

Psique: A irmã de Lain, sua mãe e sua família, seu computador e os frequentadores do Cyberia

Religião: Os Knights e a corporação dos homens de preto (não, não são aqueles do filme)

Com esses elementos apresentados, temos um grau interessante e podemos dar o próximo passo.

Inteligência

Muitos julgam SEL como lento, porém acredito que isso seja um grande erro, dos episódios 5 ao 9 principalmente uma “enxurrada” de informações nos é dada, com o auxílio de pequenas divagações filosóficas para ajudar na compreensão dos interlocutores com o que está acontecendo a nossa volta.

Episódio 5: No começo deste episódio vemos Lain conversar com várias figuras em seu quarto (os Knights), que de começo parecem desconexas, entretanto cada uma delas foi projetada para uma cena precedente.

Para cada evento que acontece antes ha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com