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O SER HUMANO, UM SER RELIGIOSO

Por:   •  22/6/2020  •  Resenha  •  3.285 Palavras (14 Páginas)  •  272 Visualizações

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Capítulo 7 - O SER HUMANO, UM SER RELIGIOSO?

Introdução

O ser humano é resultado do processo educativo isto é a sua identidade é expressão daquilo que foi possível aprender de suas relações no mundo nesse dinamismo é preciso considerar que a dimensão religiosa é essencial na formação do ser humano e no desenvolvimento das culturas e que sempre se manifeste de forma plural para compreender nesse fenômenoelidarcomelenosprocessoseducativosespecialmentenoespaçoacadêmico esse texto busca analisar a condição humana o lugar das religiões as múltiplas formas e funçõesdasexpressõesreligiosasaimportânciadoaprenderacreropercursodareflexãoserá feito na abertura ao diferente em um uma atitude de diálogo permanente.

1 - A condição humano

Para compreendermos o ser humano na sua complexidade inclusive na sua dimensão religiosa faz-se necessário analisá-lo como ser aberto relacional e simbólico cuja produção cultural é marcada pela pluralismo. O ser humano nasce deficiente no plano genético quanto asuaadaptaçãoaomundoe isso obriga a transformar a natureza para que se ela se ajuste as suas exigências como os outros seres vivos o ser humano enfrenta o problema da sobrevivência embora de forma distinta dos demais enquanto animal em grande parte é condicionado pela programação biológica que o adaptar ao seu e-mail o ser humano devido à falta de tal programação tem descer inventar e criar mecanismo de adaptação para transformar o mundo em que se encontra ele inventa técnicas e instrumentos que podem ser considerados extensões do próprio corpo do limite da habitação emerge a capacidade de ir além de transferir ver de imaginar formas de adaptar-seaomundoqueodistinguedeoutrasformasdevidaessaéuma diferença essencial como afirma Rubens Alves: (textão sem nexo) O ser humano se recusa a aceitar a realidade como algo acabado por isso segue permanentemente em busca. nesse processo elabora sistemas culturais que eu ajeitam ao mundo remetendo-osatranscendênciaeconferindo-lhessentidoparaavida.Atransformação da natureza é nesse sentido um ato de organizá-las simbolicamente assim o puro universo físico torna-se um universo simbólico onde a linguagem o mito a arte e a religião tem lugar. Diante da natureza o ser humano experimenta se como ser dependente das forças naturais forças que muitas vezes parecemtervontadeeinteligênciaindependentesforçasque parecem ser serem ambivalentes que fazem o bem eomaldiantedetaisforçasoserhumano procura a proteção e desenvolve práticas para agradar eosafastarosespíritosqueosmovem tendo em vista assegurar a sobrevivência do indivíduo e o do grupoporissoelecriapráticas rituais que tem como objetivo neutralizar as forças adversas agindo direta e eficazeamente sobre elas a construção simbólica passa a ser assim um reflexo imediato dessa experiência assim também uma expressão da procura de es explicação a casualidades daquilo que se vive.

Outra maneiradeapessoaestareatuarnomundosãoasrelaçõessociaissóapertença do indivíduo ao grupo garante-lhe a vida e os entrega na ordem cósmica são as relações sociais que além de dar o sentido de pertença estabelecem os limites na convivência social semparâmetrosrelacionadosnãohácomosetornarpessoahumanaaproduçãosimbólicatem portanto a função de superar as contradições e desenvolver o sentimento de pertença a um grupo e por isso tem um caráter harmonizador.Osancestraiseosdivindadesheróis-culturais surgem como modelo de cultura da da sua vida exemplar são eles que protegem o grupo favorecem a construção da identidade e o auxilia no direcionamento das ações. Culto emito tem uma função eminente integradora e exemplar procurando suscitar asolidariedadeefrear os desafios individuais a solidariedade é um valor tanto quanto a fecundidade para a sobrevivência dos indivíduos e sociedades Segundo Pierre Bourdieu o ser humano para viabilizar seus anseios sonhos e esperanças cria símbolos. ele tem necessidade dos símbolos para sua orientação eordenação do mundo em que vive o símbolo é um nexonoqualsemantémhádiferençaoriginalentrea manifestação terrena e o sagrado que se nela se manifesta mesmo que ambos formem uma única experiência o ser humano tem a tendência de dominar o que está além é nessa busca que a religião se articula como alternância entre o sagrado e o profano. Toda operação simbólica consiste pois em transformar um objeto qualquer em algo diferente convertido em sinal de uma realidade considerada mais elevada mais ampla ou até transcendente ao ser humano o espírito humano transfere a um objeto material e visível um significado invisível capaz de lhe conferir uma dimensão superior Michel meslin definir a simbolização como a capacidade do homem para superar a aparência material das coisas faz-se necessário acrescentar que toda operação simbólica é condicionada por um conjunto social cultural e religioso cujo conhecimento se requer para a interpretação conveniente do sentido do símbolo. O fato deoserhumanoserabertorelacionalesimbólicoquepossibilitacriarculturae ele ô faz a partir das suas necessidades interesses e desejos preocupações medos sonhos e esperanças as maneiras de como sedãoasadaptaçõessãoasquedeterminamediferenciamo modo de ser de cada pessoa grupo e sociedade sobre esses processos que clifford Geertz afirma: (textão sem nexo) Por isso sem considerar o contexto em que a cultura produzida e dentro dela a dimensão religiosa torna-se impossível a sua compreensão a elaboração cultural pode abrir espaços para inclusão mas pode também desencadear a exclusão considerando os equívocos na produção cultural Paulo suess afirma que ao tupia inconsciente do trabalho humano é a reconciliação comanaturezareconciliaçãocomasraízesnaturaisperdidaspelaabsolutização de algumas instâncias culturais

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