TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA DE TRANSPORTES

Trabalho Escolar: O SISTEMA DE TRANSPORTES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  1.486 Palavras (6 Páginas)  •  743 Visualizações

Página 1 de 6

Logística de Transportes

Professor: Rogério Brumati

O SISTEMA DE TRANSPORTES:

O transporte representa o elemento mais importante do custo logístico na maior parte das empresas. O frete costuma absorver dois terços do gasto logístico, por esta razão, o especialista em logística deve ter bom conhecimento dessa atividade.

Importância de sistemas de transporte na economia:

Basta comparar as economias de uma nação desenvolvida e de outra em desenvolvimento para enxergar o papel do transporte na criação de alto nível de atividade na economia. Nações em desenvolvimento têm, normalmente, produção e consumo ocorrendo no mesmo lugar, com boa parte da força de trabalho engajada na produção agrícola e porcentagem menor da população vivendo em áreas urbanas.

À medida que serviços de transporte mais baratos são disponibilizados, a estrutura econômica começa a assemelhar-se à de uma economia desenvolvida: grandes cidades resultam a partir de migração para outros centros urbanos, regiões geográficas limitam-se a produzir um leque menor de itens e o nível de vida médio começa a elevar-se.

Especificamente, melhor sistema de transportes contribui para aumentar a competição no mercado, garantir a economia de escala na produção e reduzir preços das mercadorias.

Maior Competição: Quando não existe um bom sistema de transporte, a extensão do mercado fica limitada às cercanias do local de produção. A menos que os custos de produção sejam muito menores que num segundo ponto de produção, a ponto de a diferença, desses custos contrabalançar os custos de transporte para servir o segundo mercado, não há grande margem para a competição de mercado ocorrer. Entretanto, com melhores serviços de transportes, os custos de produtos postos em mercados mais distantes podem ser competitivos com aqueles de outros produtores que vendem nos mesmos mercados.

Percebe-se então que transporte mais barato, encoraja a concorrência, alem de incentivar uma forma indireta de competição, pois tornam disponíveis ao mercado bens que normalmente não viriam.

Economias de Escala: Um segundo importante efeito do transporte barato para os negócios é que mercados mais amplos permitem economias de escala na produção. Com o maior volume providenciado por esses mercados, pode-se ter utilização mais intensiva das facilidades de produção, seguida de especialização no trabalho. Isto gera liberdade para a escolha de localização industrial mais adequada para usufruir vantagens geográficas.

Preços reduzidos: Transporte barato também contribuí para reduzir o preço dos produtos. Isto acontece porque, além de sua influência no aumento da competição no mercado, o transporte é um dos componentes de custo que, juntamente com os custos de produção, vendas e outros, compõe o custo agregado do produto. À medida que o transporte se torna mais eficiente e oferece melhor desempenho, a sociedade beneficia-se de melhor padrão de vida.

Escopo do Sistema de Transportes

O sistema de transporte doméstico refere-se a todo conjunto de trabalho, facilidades e recursos que compõem a capacidade de movimentação na economia. Esta capacidade implica o movimento de carga e de pessoas, podendo incluir o sistema para distribuição de intangíveis, tais como comunicações telefônicas , energia elétrica dentre outros.

A maior parte da movimentação de carga é manipulada por cinco modos básicos de transporte interurbano ( Ferrovia, rodovia, hidrovia, dutos e aerovias ) e pelas diversas agências de transporte, que facilitam e coordenam esses movimentos ( agentes de transporte, transportadoras, associações de exportadores). Esses agentes interagem freqüentemente para montar arranjos mais econômicos de frete.

Alternativas de Serviço e suas características de desempenho

O usuário de transportes tem uma variada gama de serviços a seu dispor, todos eles girando em torno dos cinco modais básicos.

Dentre todas as alternativas possíveis, o usuário deve selecionar o serviço ou combinação de serviços que providencie o melhor balanço entre qualidade oferecida e custo. Essa tarefa de seleção de serviço não é tão complicada como parece, pois as circunstancias que cercam uma situação particular geralmente reduzem a escolha para apenas poucas possibilidades razoáveis.

Para auxiliar esta decisão, o serviço de transporte pode ser encarado com base nas características gerais de todos os serviços. Estes critérios são: Custos, Tempo médio de entrega, Tempo de transito e sua variação e perdas e danos.

Custo do serviço: O custo para o transportador é simplesmente o custo do transporte mais taxas de acessórios ou de terminais para serviços adicionais executados.

No caso de serviços contratados de terceiros, o frete para transportar a carga mais outras taxas adicionais, tais como recolher cargas na origem, entrega no destino final, seguros ou preparação e acondicionamento das mercadorias para transporte, compõem o custo total do serviço realizado. No caso de transporte próprio, o custo será a soma de todos os custos relevantes ao carregamento em questão. Os custos relevantes incluem itens como combustível, mão-de-obra, manutenção, depreciação do equipamento e custos administrativos.

Os custos variam de um modal para outro.

Eles mostram que o serviço mais caro é o aéreo e o mais barato a hidrovia.

Usar caminhões sai quatro vezes mais caro do que transportar por ferrovias, que, por sua vez, são três vezes mais dispendiosas que dutos ou hidrovia.

Tempo para entrega e sua variação: O tempo para entrega é considerado geralmente como o tempo médio necessário para transportar a carga do ponto de origem até o seu destino. Os modais variam sua capacidade de prover conexão direta entre os pontos de origem e destino: carga aérea movimenta-se entre aeroportos e cargas aquaviárias, entre portos. Porém a melhor forma de comparar o desempenho de determinado transportador é medir tempo de entrega porta a porta, mesmo que mais de um modal seja envolvido.

Deve-se observar ainda, a variabilidade possível em virtude das causas climáticas, congestionamentos de trafego e número de paradas.

Perdas e danos: Perdas e danos devem ser fatores que influenciam na seleção de um transportador. A perda potencialmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com