TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SUPERVISOR COMO FACILITADOR JUNTO AO TRABALHO PEDAGÓGICO

Artigos Científicos: O SUPERVISOR COMO FACILITADOR JUNTO AO TRABALHO PEDAGÓGICO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  2.207 Palavras (9 Páginas)  •  847 Visualizações

Página 1 de 9

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO EDUCACIONAL ALFA

O SUPERVISOR COMO FACILITADOR JUNTO AO TRABALHO PEDAGÓGICO

LAÍS MEIRE SILVA

Caratinga - MG

2014

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO EDUCACIONAL ALFA

O SUPERVISOR COMO FACILITADOR JUNTO AO TRABALHO PEDAGÓGICO

LAÍS MEIRE SILVA

Artigo científico apresentado a Uniandrade como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em gestão do trabalho pedagógico

Caratinga - MG

2014

O SUPERVISOR COMO FACILITADOR JUNTO AO TRABALHO PEDAGÓGICO

Laís Meire Silva²

RESUMO

O presente trabalho intenciona mostrar a importância do trabalho do Supervisor Escolar como facilitador do trabalho pedagógico, com atenção às perspectivas e propostas apresentadas por este profissional afim de melhorar cada vez mais o processo de ensino/aprendizagem. O trabalho foi realizado através da revisão bibliográfica. O presente trabalho mostra ainda que o supervisor é um profissional que se enquadra ao novo perfil de escola com planos e programas de valorização da educação, portanto a parceria do supervisor com outros profissionais possibilita uma notável melhoria no ensino e valorização, tanto do corpo docente quando do corpo discente, pois a preocupação deste profissional em se engajar como facilitador de todo o processo pedagógico contribui significativamente para o desenvolvimento educacional. Verifica-se, portanto a importância de uma boa educação na vida de todo e qualquer indivíduo para o seu desenvolvimento e exercício da cidadania e para isso a escola depende de profissionais engajados nos planos de intervenção pedagógica, dinâmicos e com perfil para coordenar, orientar, mediar e fazer a diferença no processo educativo.

Palavras-chave: Supervisão, intervenção pedagógica, administração escolar

________________________________

²Mini-currículo do autor – Professora da Rede Pública-ensino fundamental e médio da Secretaria de Estado e Educação do Estado de Minas Gerais. Graduada em Secretariado Executivo, graduada em Letras- Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola. Email:laisrita@yahoo.com.br

INTRODUÇÃO

O presente trabalho mostra um estudo sobre o papel do supervisor escolar como facilitador do trabalho da equipe pedagógica.

Trata-se da preocupação em desenvolver e promover uma educação de qualidade, baseada no princípio da união, as formas como o supervisor pode atuar questionando, opinando, orientando, norteando o trabalho pedagógico.

A finalidade deste trabalho é reconhecer a importância do supervisor como facilitador do trabalho pedagógico, as atribuições do supervisor, sua importante participação no Projeto Político-Pedagógico.

É crescente a preocupação do sistema educacional em manter o supervisor bem preparado para coordenar o trabalho pedagógico, por isso nota-se a grande relevância em estudar e buscar cada vez mais novas estratégias para o trabalho do supervisor como um facilitador deste trabalho.

O principal papel do Supervisor Educacional no processo educativo é nortear o trabalho pedagógico com as melhores estratégias capaz de garantir melhor qualidade do ensino. Por isso ele serve de apoio em busca do melhor modelo e caminho para a aprendizagem.

Para isso o supervisor deve ser organizado, deve mapear as necessidades urgentes, as principais dificuldades, conhecer o problema para então montar um plano estratégico com foco nas necessidades emergentes, para solução dos problemas de aprendizagem, manter uma relação confiável com o educador, o educando, os pais, enfim com toda comunidade escolar.

A interação do supervisor com os professores é muito importante para a organização das práticas político-pedagógicas, pois seu conhecimento integra e muito acrescenta ao processo de ensino-aprendizagem.

Com a união e auxílio do Supervisor Educacional o educador consegue estimular os alunos e produzir um ambiente escolar desafiador, onde o aluno se sinta motivado a aprender cada vez mais.

O aluno por sua vez, estando motivado, busca evoluir seu raciocínio crítico, suas habilidades e aptidões, além de aprender a refletir sobre ética e valores morais, além de aprender a conviver com as diferenças.

O presente trabalho conta com um capítulo onde são abordadas considerações acerca do Supervisor Escolar, o perfil do profissional frente as inovações do novo modelo de escola, atuando como um profissional moderno e inovador das práticas pedagógicas. Trabalho realizado por meio de pesquisa bibliográfica, apoiando-se no estudo de vários autores como _______________________ que muito contribuíram com suas conclusões acerca da supervisão escolar.

Conclui-se então que o Supervisor Educacional muito contribui para as inovações e desenvolvimento das práticas pedagógicas e cada vez mais faz-se necessário o aperfeiçoamento desta função a fim de que se tenha sempre uma educação de qualidade.

A ATUAÇÃO DO SUPERVISOR ESCOLAR E SEU APOIO AO TRABALHO PEDAGÓGICO

A função do supervisor educacional é bastante ampla, pois além de abranger

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com