TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SURGIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO

Trabalho acadêmico: O SURGIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  4.041 Palavras (17 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 17

1. ADMINISTRAÇÃO UMA HABILIDADE HUMANA

Se entende por habilidades humanas as capacidades que o individuo adquire ou nasce com elas e estas são motivadas pela necessidade as quais ele deverá ter ao longo de sua vida.

Dentre estas habilidades humanas temos sub-divisões desta em três habilidades.

• Habilidade Técnica – é a maneira pela qual se compreende e domina determinado tipo de atividade. Envolve conhecimento com o fazer prático, com objetos físicos e concretos; consiste em saber utilizar métodos e equipamentos necessários para realização de tarefas específicas.

• Habilidade Humana – é a capacidade e aptidão de trabalhar com pessoas para obter resultados eficazes por meio delas, refere-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolve a capacidade de se comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos. Está relacionada à interação com pessoas e por meio delas. Implica possuir facilidade para o desenvolvimento da cooperação dentro da equipe e o encorajamento da participação dos mesmos.

• Habilidade Conceitual: é a habilidade que requer maior conhecimento, pois exige visualização do conjunto organizacional com suas partes integradas, formando um conjunto harmonioso.

1.1 O SURGIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO

O fenômeno que provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração ocorreu no final do séculos XVIII e se estendeu o longo do século XIX, chegando ao limiar do século XX. Esse fenômeno, que trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas, chamou-se REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.

A revolução Industrial teve inicio na Inglaterra, com a invenção da maquina a vapor por James Watt, em 1776. A aplicação da maquina a vapor no processo de produção provocou um enorme surto de industrialização, que se estendeu rapidamente a toda Europa e Estados Unidos. A revolução Industrial desenvolveu-se em duas fases distintas: a primeira fase de 1780 a 1860. É a revolução do carvão, como principal fonte de energia, e do ferro, como principal matéria-prima. A segunda fase de 1860 a 1914. É a revolução da eletricidade e derivados de petróleo, como as novas fontes de energia, e do aço, como a nova matéria prima.

E a moderna administração surgiu em resposta as duas conseqüências provocadas pela Revolução Industrial:

a-) Crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração cientifica capaz de substituir o empirismo e a improvisação;

b-) necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado.

O difícil é precisar até que pontos os homens da Antiguidade, da Idade Média e até mesmo do inicio da Idade Moderna tinham consciência de que estavam praticando a arte de administrar.

No inicio do século XX, surge FREDERICK W. TAYLOR, engenheiro americano, que apresentou os princípios da ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA e o estudo da ADMINISTRAÇÃO como CIÊNCIA.

Conhecido como o precursor da TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA, Taylor preconizava a prática da divisão do trabalho, enfatizando tempos e métodos a fim de assegurar seus objetivos, a máxima produção com o mínimo de custo seguindo os princípios da seleção cientifica do trabalhador, do tempo padrão, do trabalho em conjunto, da supervisão e da ênfase na eficiência. Talvez, surge aí, isso segundo o meu entendimento, também as relações humanas, onde o bem estar dos trabalhadores era um dos fatores para o bom funcionamento da organização e o alcance dos objetivos traçados por ela.

Dentro da humanização da administração vários autores procuraram racionalizar o uso das ciências naturais e sociais, assim como procurar a maxima produção com o mínimo de custo (Taylor), ampliando estas teorias para um nível coletivo, mas sem deixar de humanizar e racionalizar as tarefas desenvolvidas nas grandes organizações, levando as considerações organizacionais estruturalista como um ponto fundamental, e não desprezando a capacidade humana de cada indivíduo e os diversos grupos que se fazem presentes dentro das grandes organizações. Muitas vezes surgem teorias antagonicas, mas que na sua essência procuram se completar.

Administração envolve, não só as empresas como também as pessoas que fazem parte delas, as relações internas entre funcionários, as relações externas e as influências que o ambiente e a globalização exercem sobre elas.

2 . IMPORTÂNCIA DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SURGIMENTO DE UMA NOVA FASE DO CONHECIMENTO ADMINISTRATIVO

Após as teorias de Taylor e de Fayol, surge a partir de 1940, Elton George Mayo, criador da Teoria das Relações Humanas, que foi basicamente um movimento de reação e oposição à Teoria Clássica da Administração, com ênfase voltada para as pessoas. A origem do surgimento dessa abordagem foi: a necessidade de humanizar e democratizar a administração; o desenvolvimento das ciências humanas; as idéias filosóficas de John Dewey e as idéias da psicologia de Kurt Lewin e a conclusões da experiência de Hawthorne. A abordagem humanística teve como princípios básicos: o nível de produção como resultante da integração social; o comportamento social do empregado; a formação de grupos informais; as relações interpessoais; a importância do conteúdo do cargo e a ênfase nos aspectos emocionais. Em 1950 foi criada a Teoria Estruturalista que visava integrar todas as teorias. Teve início com a Teoria da Burocracia de Max Weber, que se baseia na adequação dos meios aos fins, para que se alcance o máximo de eficiência. E por fim, surgiu a Teoria Neoclássica, da necessidade de utilizar conceitos válidos da Teoria Clássica, mas sem os exageros e distorções trazem novas teorias. Ela se misturou com outros conceitos válidos das outras teorias administrativas, trazendo como principais características: a ênfase na parte prática da Administração, a reafirmação relativa dos postulados clássicos, a ênfase nos primeiros clássicos de Administração, a ênfase nos resultados e objetivos e, sobretudo, a diversificação de idéias, por não seguir um sistema único, mas sim aproveitar a característica que cada abordagem tem de válida.

2.1 TEORIA HUMANÍSTICA

Através do inicio da abordagem humanística, a partir de 1932, começava-se a enxergar as empresas pelas perspectivas que, apesar de os recursos financeiros, tecnológicos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com