TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SURGIMENTO E A EVOLUÇAO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

Ensaios: O SURGIMENTO E A EVOLUÇAO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 3

O Introdução

O profissional de Serviço Social é aquele que realiza trabalho essencialmente socioeducativo e atua nas diversas áreas interligadas à construção das políticas publicas e privadas.

O serviço social se originou de maneira filantrópica, voltada para a caridade e a ajuda ao próximo, de maneira benéfica. No século XVIII, com a Revolução Industrial e as graves crises econômicas, isso já não satisfazia mais as necessidades da época, forçando surgir um serviço social institucionalizado, com conhecimentos técnicos e não somente boas ações.

Até então este serviço se limitava a ajudar os menos favorecidos e era executado principalmente pela igreja católica, um paradoxo no que se diz respeito à concepção de assistência social na contemporaneidade.

Daí , diante dos crescentes problemas sociais que emergem, voa surgindo leis protetoras das classes menos favorecidas e a necessidade de uma profissão que venha suprir estas necessidades.

Desenvolvimento

1º momento

O surgimento do Serviço Social no Brasil, na década de 1940, gestão de Getulio Vargas e implementação das leis trabalhistas. Foi um período em que o país estabeleceu indústrias e constituiu-se capitalista.

A sociedade passa a necessitar de um profissional capacitado para promover o bem estar social, considerando a visível desigualdade social, provocada pela relação entre o capital e o trabalho.

Esta profissão iniciou-se com o desenvolvimento do capitalismo, com objetivo de suprir as necessidades, voltadas para a classe trabalhadora, sendo que a sociedade é subdividida em opressores e oprimidos.

O ano de 1942 foi de grande importância para a consolidação do Serviço Social no Brasil, com a criação da LBA. Os Estados Unidos da America nesse período proporcionavam bolsas de estudos para assistentes sociais brasileiros. Estes de volta ao Brasil introduziam o processo de serviço social no país, introduzindo o processo de mudanças sociais.

2º momento

Entre os anos de 1945 e 1958, com o desenvolvimento das novas tecnologias e das mudanças culturais, houve um intercambio entre os EUA e o Brasil, com o objetivo de conscientizar os assistentes sociais d necessidade de criar novos métodos e técnicas, adaptando-as à realidade brasileira.

3º momento

Desde os amos 60 até os dias de hoje, foi caracterizado pelo movimento de reconceituação. O serviço social passa a fundamentar sua teoria nas ciências sociais, inserindo nos fenômenos em transição, capacitando o individuo para que lute, construa e contribua com as reformas sociais.

O primeiro curso de serviço social no Brasil foi criado em 1936, na Pontifica Universitária Católica de São Paulo (PUC-SP), fortemente atrelado aos princípios do catolicismo.

Até a década de 1970, os assistentes sociais tiveram uma atuação bastante tradicional no país, no período da ditadura militar e do surgimento dos movimentos sociais organizados provocando mudanças no país e ditando novos rumos para a profissão.

Daí, o serviço social começou a encarar de forma critica as políticas do país e apresentar propostas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com