TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Surgimento Do Serviço Social No Brasil E No Mundo

Trabalho Escolar: O Surgimento Do Serviço Social No Brasil E No Mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  1.004 Visualizações

Página 1 de 2

A questão da origem do serviço social esta ligada esta ligada a questão de que no século XX na Europa com o surgimento do sistema capitalista e a revolução industrial onde a classe dominante era à burguesia subordinavam as demais pessoas que eram utilizadas como mão de obra, chamado essa classe de proletariado.

A burguesia tinha como objetivo se manter no poder, apoiando da igreja católica, assim resolveram criar um assistencialismo financeiro, alienando o proletariado com forma de maior resultado e subordinação, isto com o apoio do estado. Surgiu a estratégia de utilizar a filantropia para conseguir o consenso das classes trabalhistas, visando destruturar os movimentos dos trabalhadores, e inserir que o capitalismo era ideal, através dos filantropos que tinha acesso a classe desfavorecida, a burguesia garantia a continuidade ao capitalismo. Com relação a influencia da igreja católica sobre o serviço social, pode-se fazer algumas considerações pertinentes. A primeira dessas considerações tem a ver com o vínculo criado entre a igreja católica e o surgimento do Serviço Social vínculo este baseado no interesse da igreja de recuperar sua imagem de protetora dos mais pobres, dos mais humildes.

O Serviço Social teve sua origem dentro da Igreja Católica na Europa. Mas, no entanto só surgiu no Brasil por volta de 1930 em resposta à evolução do capitalismo, em uma década que iniciava o processo industrialização de importações num contexto de capitalismo dependente e agroexportador.

Em um período de cinco anos o governo sofreu pressões da classe trabalhadora. Reassumindo o governo de Vargas, onde a sua principal visão era pelo crescimento urbano, onde a questão social decorria das tais pressões e dos questionamentos da sociedade da época. O surgimento da primeira escola de Serviço Social no Brasil foi em 1936 em São Paulo, este centro era vinculado a Igreja católica, eram organizados cursos de qualificação para organizações leigas no catolicismo, adequando política e ideologicamente a classe operária, surge então o Serviço Social como um departamento da Ação Social, as questões abordadas foram a intervenção no aparecimento da questão social, o surgimento do trabalho livre, a troca do salário pelo trabalho para o sustento de si e de sua família e o surgimento de uma regulação jurídica do mercado de trabalho através do Estado.

Um dos resultados foi o pleno amadurecimento das condições necessárias à superação das contradições entre rico e pobre, dominantes e dominados, com esses deslocamentos da questão social, a lei marcou a época, no entanto nos anos 80 o Serviço Social continuou a enfrentar lutas para quebrar o paradigma dessas comparações sociais, a parte daí só houve aumento na luta pela defesa dos direitos humanos.

...

Baixar como  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »