TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Seminário de Zoologia

Por:   •  9/5/2022  •  Seminário  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 4

res: Fauna de solo como bioindicadores do manejo de ecossistemaspor Valdecir Alves de Oliveira 1 semana atrás

Humberto em sua pesquisa de campo identificou alguns dos seres invertebrados pertencentes aos filos nematoda, annelida e antropoda pois tinha sido contratado por uma empresa de consultoria para analisar o solo biologicamente sendo assim separou suas amostras por filo e características similares e individuais, sendo que:

Nematoda: Encontrou nematoide do solo que é um verme que possui um corpo cilíndrico alongado não segmentado, e que se alimenta das células das raízes e tem seu hábitat no solo.

Annelida: Nessa amostra tem minhoca que possui um corpo segmentado em anéis e alongado, sua importância no solo é primordial pois além de descompactar com suas galerias ainda tem seus excrementos que transforma em húmus aumentando o teor de matéria orgânica.

Arthopoda: piolho de cobra (diplópodes) foi encontrado na amostra estes possuem corpo cilíndrico muito alongado com partes articuladas, sua função principal é triturar os resíduos brutos transformando em húmus (com ação das bactérias).

Observou que nos filos amostrados obteve características semelhantes principalmente as morfológicas de corpo alongado e cilíndrico sendo essa vista in loco no campo no momento da amostragem.

Com certeza na pesquisa o filo mais encontrado foi o dos artrópodes esses compõem o maior filo de animais existentes (>80% https://educacao.vol.com.br) conhecidos por insetos são exemplos gafanhotos, besouros, formigas, borboleta, piolho de cobra, etc.

Neste solo com a predominância dos artrópodes nota-se que temos um problema quanto ao tipo de cultivo por ser convencional que usa o revolvimento excessivo e sucessivo (20 anos) acaba por expor esses organismos diminuindo a qualidade do solo e do ecossistema.

Levando em conta a qualidade do solo e o ecossistema relacionado ao manejo, podemos implantar uma nova cultura nessa área desde que seja observado as seguintes recomendações:

Fertilidade do solo: é necessária uma correção de solo com adubação química de acordo com a cultura a ser instalada (soja, milho, algodão).

Controle de erosão: formação de palhada antes da cultura ser implantada.

Controle Químico: Diminuir o banco de sementes e estalões de invasoras.

Controle Fito patógenos: inviabilizar as estruturas de resistência dos patógenos nocivos.

Embasados nos dados biológicos e seguidas as recomendações químicas e de manejo devemos sim sair da monocultura da cana e partir para as opções de rotação de culturas como as estudas no caso com ganhos para o ecossistema, produtivo e econômico.

Valdecir Alves

res: Fauna de solo como bioindicadores do manejo de ecossistemaspor André Formulo Rott 1 semana atrás

Algumas espécies encontradas por Humberto nas amostras de solo,

nematódeos também chamados de vermes cilíndricos, considerados o grupo de metazoários mais abundante na biosfera e conquistaram com sucesso os habitats marinho, de água doce e terrestre; da classe chilopoda, são as centopéias ou lacraias e podem ser encontradas no solo, húmus ou debaixo de pedras, cascas de árvores e troncos; os membros da classe diplopoda, conhecidos como piolhos de cobra ou imbuás, que em geral têm hábitos crípticos e evitam a luz, vivendo debaixo de folhas, pedras, cascas de árvores e no solo.

anelídeos que são animais invertebrados de corpo mole, alongado, cilíndrico e dividido em anéis, que são encontrados em solo úmido ou em agua doce ou salgada, tendo como principais representantes as minhocas e as sanguessugas.

artrópodes que são animais que que possuem exoesqueleto rígido e vários pares de apêndices articulados, representado pelas aranhas, centopeias, gafanhoto, entre outros.

O preparo convencional do solo consiste no revolvimento de camadas superficiais para reduzir a compactação, incorporar corretivos e fertilizantes, aumentar os espaços porosos e, com isso, elevar a permeabilidade e o armazenamento de ar e água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com