TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ser Humano E Suas Dimensões

Trabalho Universitário: O Ser Humano E Suas Dimensões. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  390 Visualizações

QUESTÃO: 1 - TEMPO UTILIZADO: 00:00:13

A discussão sobre a evolução psíquica do ser humano é alvo de um debate que teve início no final do século XIX e continua até os dias de hoje. Diferentes autores, teorias e modelos explicativos foram colocando posições de todo tipo, na tentativa de formular uma explicação convincente para a relação entre o desenvolvimento e as diversas aprendizagens humanas. Das inferências de Ana Mercês B. Bock, importante pesquisadora no campo da psicologia social, é CORRETO afirmar que:

O desenvolvimento e a aprendizagem são vistos como processos independentes. Ao passo que o desenvolvimento é o resultado natural das mudanças ocorridas ao longo da vida, a aprendizagem resulta da interação do indivíduo com o meio cultural e social no qual encontra-se inserido, sendo, portanto, processos distintos.

100% correta A carga genética, determinada pela hereditariedade, estabelece o potencial do indivíduo, que pode ou não se desenvolver. Assim, mesmo havendo fatores genéticos sobre a inteligência, esta pode ficar além ou aquém do seu potencial, dependendo das condições do meio em que o indivíduo se encontra.

O crescimento orgânico é o que torna possível determinado padrão de comportamento. Nesse sentido, a alfabetização das crianças depende de sua maturação orgânica.

A maturação neurofisiológica refere-se ao desenvolvimento físico, à estabilização do indivíduo e dos padrões de comportamento e domínio do mundo que antes não existiam.

O meio ou o conjunto das influências e estimulações ambientais em nada alteram os padrões de comportamento do indivíduo. Assim, o desenvolvimento e a aprendizagem seriam apenas processos coincidentes.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com