TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ser Humano E Suas Dimensões

Monografias: O Ser Humano E Suas Dimensões. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  3.787 Palavras (16 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 16

O ser humano e suas dimensões

Fatores que interferem no desenvolvimento humano: Hereditariedade e meio ambiente.

Hereditariedade: Conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas por meio da reprodução.

Hereditariedade especifica: é responsável pela transmissão de agentes genéticos que determinam a herança de características comuns a uma determinada espécie.

Hereditariedade individual (comum): designa o conjunto de agentes genéticos que atuam sobre os traços e características próprios do indivíduo e que tornam um ser diferente de todos os outros, mas que se aproximam de seus descendentes.

O nosso código genético é dotado de conteúdos “abertos” e conteúdos “fechados”.

Quatro grandes períodos evolutivos do ser humano: infância, adolescência, idade adulta e velhice.

Infância: Nos primeiros anos de vida nosso desenvolvimento é fortemente canalizado, determinado pela parte fechada do código genético e, portanto por um calendário maturativo.

Adolescência: É a etapa que se estende dos 12/13 anos até aproximadamente o final da segunda década de vida. Período de transição e conflitos, em que não se é mais criança, tampouco adulto. Período de mudanças físicas que acarretam consequências psicológicas.

Fase adulta: A partir dos 18 anos, predomina nesta etapa uma longa continuidade, no que diz respeito a relacionamento, a fase adulta é p período em que se busca a felicidade nesse aspecto.

Velhice: Por volta dos 65 a 75 anos, o ser humano entra na lógica biológica da velhice. Nessa fase, destaca-se a deterioração que teve inicio na fase adulta: perda da elasticidade muscular entre outras.

Desenvolvimento humano – teoria inatista interacionista

Na perspectiva inatista-maturacionista, a hereditariedade e a maturação são determinantes tanto para o desenvolvimento da criança quanto para a aquisição de habilidades e capacidades, se comparados aos fatores relativos á aprendizagem e á experiência. Para os teóricos dessa vertente assim como herdamos de nossos pais a cor dos olhos e dos cabelos, herdamos também aptidões e inteligência. Assim, de acordo com a perspectiva inatista-maturacionista, aptidão e inteligência estão determinados biologicamente quando a criança nasce, dessa maneira, não dependem de aprendizagem e experiência. Para os pesquisadores inatista-maturacionista os fatores biológicos são determinantes para o desenvolvimento dessas aptidões. O meio social ainda nessa perspectiva impede ou permite que essas aptidões se manifestem.

Os genes funcionam como uma programação ou conjunto de instruções que, quando traduzidos e decodificados pelo ambiente, determinam as estruturas celebrais, principais responsáveis pelos comportamentos.

O ambiente natural é formado pelo grupo social, constituindo-se ao mesmo tempo em um ambiente social, afetivo e cultural. Nesse sentido, presta-se ao exercício da perspectiva interacionista entre fatores biológicos e hereditários, pois não dá para definir um sem o outro.

Linha interacionista

De acordo com essa linha, é essencial a interação entre o indivíduo e o meio ou a sua cultura para que aconteçam mudanças no seu desenvolvimento.

As principais hipóteses sobre o surgimento do primeiro ser vivo: Hipótese autotrófica, panspermia cósmica e hipótese heterotrófica.

A partir do surgimento do microscópio, foi possível observar que os seres vivos, com exceção do vírus são formados por células e que estas são constituídas de organelas.

A célula representa a maior porção de matéria viva.

As células podem ser classificadas quanto a organização do seu material genético:

Célula procariótica ou procarionte: são aquelas que não possuem membrana nuclear, não tendo, portanto, um núcleo formado. Possuem apenas a membrana plasmática, o citoplasma, os ribossomos e o material genético como seus componentes.

Membrana plasmática: é uma membrana que delimita á célula, exercendo também função seletiva das substancias que devem entrar e sair da célula.

Ribossomos: são organelas responsáveis pela síntese de proteínas; moléculas orgânicas importantes para a manutenção do ser vivo.

Material genético: comandam a síntese de proteínas; é o centro de controle de todas as atividades da célula.

Citoplasma: é o liquido gelatinoso composto principalmente de água; trata-se de um ambiente importante para a realização de reações biológicas.

Célula eucariótica ou eucarionte: são aquelas que possuem a membrana nuclear que delimita o material genético ao núcleo formado; diferenciam-se das procariontes por possuírem também inúmeras organelas.

Núcleo: estrutura portadora do material genético que conforme descrito anteriormente, é coordenadora de todas as funções da celulares.

Complexo de Golgi: são responsáveis por fazer o armazenamento de proteínas.

Reticulo endoplasmático: são responsáveis por fazer o intercâmbio entre as substancias da célula e o meio extracelular; auxilia na circulação intracelular de nutrientes diversos. Quando associado a ribossomos, é chamado de reticulo endoplasmático rugoso, associado á síntese de proteínas.

Mitocôndria: são responsáveis por fazer a respiração da célula. A respiração trata-se da oxidação de alimentos e conseqüentemente, da extração da energia química contida no alimento.

Lisossomos: fazem a digestão dentro da célula.

Centríolos: são estruturas que atuam durante a divisão celular, nos animais.

Quanto ao número de cromossomos que a célula possui, ela pode ser classificada em:

Célula haplóides: são aquelas que possuem apenas um conjunto de cromossomos característicos da espécie, geralmente denominado por n.

Célula diplóides: são aquelas que possuem pelo menos um par de cromossomos característicos da espécie , geralmente denominado por 2n.

As células podem ainda ser classificadas quanto ao seu envolvimento com a reprodução:

Células somáticas: são aquelas que não estão diretamente envolvidas com a reprodução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com