TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social

Trabalho Universitário: O Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.988 Palavras (8 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................04

2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................05

3 CONCLUSÃO..........................................................................................................10

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................11

ANEXO I -..................................................................................................................12

ANEXO II....................................................................................................................13

INTRODUÇÃO

O presente trabalho traduz nossa intenção em debater o Serviço Social nos dias atuais e contribuir para uma reflexão crítica sobre o modo de pensar e agir do profissional de serviço social, fundamentados numa perspectiva teórico-metodológica. Sabe-se que a formação profissional em Serviço Social é marcada por embates de ordem teórico-metodológica, o que têm refletido no cotidiano da atuação profissional. Estas contradições, além de provocar angústias entre os profissionais, têm contribuído para uma cisão no interior da categoria, ou seja, o profissional que pensa e do profissional que faz.

O referido trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa de campo, incluindo entrevista com assistente social, gerando análises das respostas considerando os referenciais bibliográficos indicados nas disciplinas deste semestre.

Foi escolhida a unidade de saúde denominada ‘Hospital Municipal de XINGUARA-PA’ para o desenvolvimento e contextualização da pesquisa utilizando elementos como a caracterização do serviço social e o histórico do surgimento deste serviço. Alem de nos auxiliar na compreensão da operacionalização do Projeto Ético-Político no cotidiano profissional.

A COMPREENSÃO E APLICAÇÃO DO PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO JUNTO AS POLÍTICAS SOCIAS – A REALIDADE LOCAL

Fizemos uma pesquisa de como é a realidade do Projeto Ético Politico no município de Xinguara, escolhemos o hospital publico da cidade que busca através de politicas sociais viabilizar os direitos sociais na área da saúde que intervém de acordo com as especificidades de cada usuário.

O hospital Municipal de Xinguara é uma instituição pública governamental, coordenado e administrado pela Secretaria Municipal de saúde. Está localizado na Rua Serra Norte na Cidade de Xinguara no estado do Pará.

Essa Instituição foi criada no ano de 1982 por iniciativa popular, através de uma instituição não Governamental conhecida como Clube de Mães presidido pela moradora do município.

O Hospital foi criado a partir da iniciativa desse grupo que via as questões sociais da época. Na comunidade não tinha posto de saúde nem atendimento aos doentes, quem adoecia ou precisava de atendimento médicos eram submetidos a tratamentos caseiros e os casos mais graves eram resolvidos no único hospital da região, os enfermos tinham que se deslocarem até a cidade de Redenção pois, muitos doentes morriam antes de chegar ao destino de tratamento, pelo fato das más condições das estradas, levando até 10 horas para chegar ao hospital.

Vendo a necessidade da população reunião as mulheres associadas a entidade fizeram abaixo assinados direcionados ao governador ao Estado solicitando uma solução para os problemas relacionados a saúde da população. Com muita luta e persistência foi inaugurado o hospital do Estado no Município de Xinguara.

Hoje o Hospital passou de estadual para municipal e é chamado de Hospital Municipal, e desde sua fundação vem atendendo vigência, emergência, cirurgias, vacinas, exames laboratoriais, raios-X, regulação a população xinguarense, dos municípios vizinhos ou a que dele precisar.

O quadro de funcionários hoje é de 50 profissionais nas diversas áreas de atuação, são 02 clínicos gerais, 01 pediatra, 01 obstetra, 01 psicóloga, 05 recepcionista, 01 operador de raios-X, 01 assistente social, 02 enfermeiros, 04 médicos, 18 técnicos de enfermagem, 04 auxiliar de serviços gerais, 02 vigias, 02 zeladores, 04 zeladores externo, 01 lavadeira e 01 ginecologista.

A média de atendimento mensal é de aproximadamente 4.250 usuários. São 30 leitos divididos em enfermaria feminina, masculina e pediatria cuja ocupação é de cem por cento. O hospital tenta suprir a demanda, os casos que não são resolvidos no município são encaminhados para o hospital regional de Redenção.

Podemos ver os avanços obtidos com o passar dos anos, pois agora a instituição conta com a parceria do Ministério da Saúde, que apóia o município com recursos para execução dos serviços sócio assistenciais, de caráter eventuais e contínuo. Esses recursos são transferidos automaticamente aos fundos regionais e locais, em conta própria para serem administrados em prol dos programas de saúde pública atendendo assim as necessidades da instituição que visa principalmente o bem estar dos usuários. Esses recursos são investidos em vários programas de políticas sociais desenvolvidos no município.

O quadro de funcionários aumentou consideravelmente, houve época em que os usuários tinham que chegar às 3 horas da manhã para adquirir uma ficha para atendimento, os exames demoravam meses para serem feitos e levava mais tempo ainda para saírem os resultados. Hoje essa realidade é muito diferente, com a criação de Postos de Saúde nos bairros do município que diminuiu a demanda do hospital. Conta-se com o apoio necessário de uma profissional de Assistência Social que trabalha juntamente com profissionais da saúde, e a psicóloga para solucionar os problemas causados pelas questões sociais, expressam através de seu comprometimento a democracia e o acesso universal dos direitos do cidadão.

A instituição conta com um profissional do Serviço Social a pouco mais que um ano. As atribuições do Assistente Social na referida instituição são voltadas mais para as famílias que necessita de tratamento fora do domicilio TFD. A profissional desenvolve suas funções com visitas domiciliares para conhecer a realidade e a necessidades do usuário. Fornece a equipe de saúde informações através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com